Crato (CE): Projeto Ópera Kariri conta com apoio da iniciativa privada para o resgate da cultura

A Prefeitura Municipal do Crato através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) informa que o Ópera Kariri – O Auto do Belo Amor, é um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Produções Culturais (NUPROC), uma organização não-governamental que captou junto à Grendene recursos para desenvolver essa ação específica junto a Secretaria de Cultura do município.

Os recursos no valor de R$ 100 mil reais, foram depositados junto ao Fundo Municipal da Infância e da Adolescência - FIA, uma vez que foram captados para desenvolvimento de um projeto social realizado pelo NUPROC com apoio da empresa Grendene, envolvendo o protagonismo de crianças e adolescentes na cultura popular. Os recursos do FIA são gerenciados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Crato e não pela prefeitura ou pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Na realidade, todos os conselhos municipais são ligados a uma pasta da gestão municipal. O Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente está na Assistência Social, portanto o Fundo tem como ordenador(a) de despesa o(a) secretário(a), porém todo e qualquer ato de pagamento ou repasse fica determinado pelo Conselho através de resolução deliberada pelo colegiado.

A prefeitura executa a deliberação por meio de convênio, e nenhum recurso público municipal foi gasto com o Ópera Kariri, é fato dizer que foi bancado exclusivamente com recursos privados.

O Ópera Kariri – O Auto do Belo Amor não se trata, entretanto de um evento mas de um projeto que está sendo desenvolvido durante o ano de 2015, sendo seu prazo final até 31 de dezembro, incluindo ações de conhecimentos de artes cênicas e musicais dos brincantes  dos grupos de tradição popular, sendo a maioria crianças e adolescentes das zonas urbana e rural do Município.

O projeto visa ainda criar uma narrativa teatral e junção com elementos musicais da tradição popular que cantará e contará acontecimentos de vivências das comunidades do Crato, suas festas, modos de vida, histórias e causos.

As ações e os recursos utilizados de origem da iniciativa privada serão fiscalizados pelo próprio conselho, instância que receberá do NUPROC a devida prestação de contas dos gastos e das atividades desenvolvidas.

O Governo Municipal do Crato, portanto, não teve nenhum tipo de despesa nesse projeto cabendo a Secretaria de Cultura buscar a efetivação do projeto, já que se trata de uma realização da iniciativa privada que está estimulando, em nossa opinião de forma positiva o protagonismo e a herança cultural de crianças e adolescentes.

A Prefeitura do Crato, na gestão do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos busca esse tipo de parceria, já que achamos importante para uma cidade que a iniciativa privada participe ativamente da vida da cidade e apoie iniciativas como as desenvolvidas no Projeto Ópera Kariri.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis