Cordéis podem se tornar patrimônio imaterial do país

A cidade do Crato está recebendo nos dias dois e três de dezembro a 4ª Edição do Seminário Verso Popular. O evento que reúne centenas de cordelista de todo o país, também comemora os 25 anos da academia dos cordelista do Crato. O encontro visa fortalecer o trabalho para que os versos de cordéis e repente possam obter o reconhecimento Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do País) como patrimônio imaterial do país.

O encontro trouxe até a Região do Cariri o poeta, repentista, escritor e presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira. Ele conta que o cordel já deixou de ser uma prática relacionada exclusivamente à Região Nordeste. “A literatura se expandiu e a sociedade tem que acompanhar essa evolução”. A ideia do escritor é implantar a literatura de cordel na rede pública de ensino.

Nos dias três e quatro de dezembro uma equipe do Iphan estará na Região do Cariri para avaliar os trabalhos desenvolvidos pela a academia de cordelista. Durante a visita técnica do órgão, os cordelistas irão entregar uma carta que está sendo elaborada durante o evento que está ocorrendo, com o balanço das atividades que são desenvolvidas na academia a fim de garantir o título do instituto.

Adriano Duarte

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis