Brasil chega a 2.782 casos suspeitos de microcefalia e 40 mortes confirmadas

Até 19 de dezembro, foram notificados 2.782 casos suspeitos da microcefalia em 618 municípios de 20 Unidades da Federação, de acordo com o novo Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (22) pelo Ministério da Saúde. O balanço mostra ainda que houve 40 óbitos por microcefalia desde o início do ano até 19 de dezembro.

Até o último sábado (12), haviam sido notificados 2.401 casos de microcefalia em 549 municípios de 20 unidades da Federação.

A investigação dos casos de microcefalia relacionados ao vírus zika está sendo feito em conjunto com gestores de Saúde de estados e municípios.

Equipes técnicas de investigação de campo do ministério da Saúde estão trabalhando nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Ceará, informou o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch.

O objetivo do governo é conseguir visitar 100% das residências brasileiras até 31 de janeiro para combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus zika, cuja ligação com os casos de microcefalia já foi comprovada. Para isso, as ações de combate ao mosquito e cuidado com os criadouros ganham reforço de mais de 266 mil agentes comunitários de saúde espalhados pelo país, informou Maierovitch.

Atualmente, a circulação do zika é confirmada por meio de teste PCR, com a tecnologia de biologia molecular. Segundo Maierovitch, o Ministério da Saúde capacitou 11 laboratórios públicos para realizar o diagnóstico de zika. Com as cinco unidades de referência no Brasil para esse tipo de exame, já são 16 centros capacitados para fazer o teste.

Nos próximos dois meses, a tecnologia será transferida para mais 11 laboratórios, somando 27 unidades para analisar 400 amostras por mês, informou o Ministério da Saúde.

Recomendações
Com as festas de fim de ano, o governo reafirma a responsabilidade da população no descarte de garrafas e copos plásticos, para evitar que os objetos se tornem locais de acúmulo de ovos de Aedes aegypti.

"Antes de fechar seus imóveis, verifiquem a vedação da caixa d'água, desentupam as calhas já que está prevista uma grande quantidade de chuva no sul e sudeste, e confira o tanque de lavar louca, ralos, para que haja integração da água escoada", afirmou Antônio Carlos Nardi, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis