9 alimentos poderosos que ajudam a melhorar o humor

Alguns alimentos parecem trazer conforto para alma e são capazes de promover verdadeiros milagres quando consumidos. Obviamente, existe uma explicação científica para isso!

A pedido de EXAME.com, Ana Gonçalves, coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do IBMR, listou diferentes alimentos que podem influenciar no humor.

Para os chocólatras de carteirinha, sim, o chocolate é capaz de deixar as pessoas mais felizes. Veja nas imagens 9 alimentos poderosos que ajudam a melhorar o humor:

Chocolate
Já foi comprovado que o chocolate está associado a riscos reduzidos de doenças cardiovasculares, segundo pesquisa. E se ele faz bem para o coração, faz bem também para controlar o humor.

De acordo com Ana Gonçalves, o chocolate contém polifenóis, como flavonoides, que aumentam a síntese de serotonina e melhora, consequentemente, o humor.

Leite
O leite é fonte do aminoácido tripotofano, ou seja, ajuda na formação do hormônio serotonina, facilita a liberação dos componentes energéticos a fim de manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes.

A nutricionista reforça que a serotonina está diretamente ligada ao bem-estar e à alegria.

Gengibre
No suco, como tempero ou em forma de chá, o gengibre é outro alimento que pode melhor o humor, isso porque contém inúmeros componentes, betacaroteno, capsaicina e cúrcuma.

Ana ainda explica que ele funciona como agente anti-inflamatório nas doenças musculoesqueléticas, incluindo o reumatismo, e ajuda até na cura da depressão.

Probióticos
Todos os leites fermentados, iogurtes e queijos azuis possuem microrganismos vivos que, se ingeridos em quantidades suficientes, promovem efeitos benéficos ao hospedeiro.

De acordo com a nutricionista, os probióticos beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarreias e constipação e, claro, melhorando o humor.

Prebióticos
Já os prebióticos, como cereais integrais, farelo de trigo, folhosos, linhaça, frutas cítricas e aveia, são ingrediente alimentar não digerível pela maioria dos microrganismos do intestino. Eles afetam beneficamente o hospedeiro pelo estímulo seletivo do crescimento e/ou atividade de um número limitado de bactérias probióticas.

Segundo a especialista, esses tipos de alimentos reduzem sintomas alérgicos e alivia a constipação, o que, consequentemente, melhora o humor.

Café
Já o café possui compostos bioativos como cafeína, trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos e ácidos clorogênicos.

De acordo com a nutricionista, esses compostos estimulam o sistema nervoso central, aumentam a síntese e a liberação de neurotransmissores, afetam a força de contração cardíaca, afetam o ritmo respiratório, aumentam a taxa metabólica basal e o efeito diurético. Resumindo: o café ajuda a prevenir a depressão.

Banana
Ana explica que a banana, por sua vez, é rica em carboidrato e triptofano, e ambos ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade e do bom-humor.

Folhas verdes
Já as folhas verdes contêm ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse.

Elas ainda têm clorofila, que ajuda na desintoxicação do organismo.

Pimentas
Pimentas possuem uma substância chamada capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina – substância associada ao prazer e bem-estar.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis