Juazeiro do Norte (CE): Homicídios desafiam ainda mais a segurança pública

Se o número de assaltos assusta, outro dado preocupa população e autoridades. Na contramão do Estado, quando a Secretaria de Segurança Pública divulgou redução de 2,6% nos Crimes Violentos Intencionais (CVLIs), se comparado com o mesmo período do ano passado, a região do Interior Sul apresentou acréscimo de quase 3%.

Na principal cidade do Cariri, os números da violência não param de crescer. Somente neste ano, quase 100 pessoas já foram assassinadas em Juazeiro do Norte, afora os números da região metropolitana.

Conforme o major Brito, os crescentes casos de homicídios na região influenciam "direta ou indiretamente" os crimes de menor potencial, como roubos ou até mesmo furtos.

"O trabalho dos delegados, hoje, consiste em investigar os crimes de homicídios. Isso representa quase 100% de todas as investigações, o que deixa crimes de menor potencial sem investigação e, consequentemente, sem prisão dos acusados, que tendem a cometer outros delitos", adverte o subcomandante.

Para reduzir a criminalidade, a Polícia aposta na chegada do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). "Um maior efetivo policial é sempre fundamental, não só para os crimes de maior potencial, como todos os outros", lembra Nelson Brito. Juazeiro já conta com uma base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Combate
De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Major Paulo Hermann Fernandes, diretrizes operacionais têm sido desenvolvidas no combate à criminalidade na Área Integrada de Segurança 11 (Região do Cariri) e, em especial, na cidade de Juazeiro do Norte: "O emprego de diversos tipos de policiamento, em locais com maior incidência de delitos, tem sido fundamental para o combate dos crimes contra a vida".

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis