Novo Android promete bateria 'infinita'; conheça

O Android 6.0 Marshmallow é oficial. O Google lançou a versão 2015 de seu sistema operacional móvel nesta terça-feira (29) em um evento nos Estados Unidos. Junto com o software, foram apresentadps também os novos smartphones Nexus 5X e Nexus 6P. As principais novidades ficam por conta de um novo sistema de economia de bateria, batizado de Doze, e da evolução do Google Now, que agora é capaz de fornecer informações dentro de apps.

A empresa mostrou todas as melhorias que devem desembarcar em smartphones e tablets em breve.  O Android M estará disponível a partir da “próxima semana”.

O Google iniciou o evento, como de costume, divulgando alguns números do Android no mundo. No último ano, o sistema chegou a 1,4 bilhão de dispositivos únicos. O crescimento aconteceu principalmente em países pobres e em desenvolvimento, onde o Android dobrou seu mercado.

Consumo de bateria
O recurso Doze, anunciado em junho durante o Google I/O 2015, quando o Android Marshmallow era chamado de Android M, funciona graças a uma otimização no sistema que reduz o consumo de energia do aparelho quando ele não está sendo usado. Segundo o Google, o recurso pode economizar 30% a mais de bateria com a tela desligada se comparado com versões anteriores do Android.

O aplicativo oficial do Google também está mais inteligente no novo Android. Com o Now On Tap, ele é capaz de sugerir informações úteis ao usuário dentro de apps, bastando, para isso, pressionar o botão Home.

Em uma demonstração, foi possível ver a novidade em ação a partir de uma conversa do WhatsApp – ao receber um convite de um amigo para sair, o Google pode sugerir apps de reserva de mesa em restaurantes, por exemplo, entre outras opções.

Busca por voz
Outro recurso que estreia no Android 6.0 é a busca por voz usando apps de terceiros. Hoje disponível somente com apps do Google e uma seleção pequena de programas não desenvolvidos pela gigante das buscas, o uso de voz para obter informações poderá ser realizado com qualquer app no futuro, desde que o desenvolvedor adapte essa funcionalidade e a coloque à disposição em uma atualização.

Menos apps pré-instalados
O Android 6.0 Marshmallow também trará vantagens para quem não gosta dos aplicativos que vêm pré-instalados no celular. O sistema promete trazer menos apps de fábrica, dando mais opção ao usuário para baixá-los ou não, além de permitir que eles sejam desinstalados quando desejado. Ainda não está claro, porém, se a novidade será aplicada a todos os modelos de terceiros.

Refinamentos no design
Animações de notificações e aberturas de apps melhoradas, com aparência mais fluida, e outros detalhes estão entre os refinamentos ao Material Design presentes no Android Marshmallow. A imagem de carregamento está mais atrativa, por exemplo, e a gaveta de apps mais útil com uma fileira de programas mais usados no topo, além de busca direta de itens pela letra inicial – algo como o que o Windows Phone já faz na sua lista de apps instalados.

Permissões de apps
Outra melhoria que já havia sido anunciada antes é a possibilidade de ajustar permissões de apps individualmente. Similar ao iOS, o Android agora será capaz de bloquear ou conceder o acesso a microfone e outros recursos de hardware para cada app instalado. Ao usar o Periscope, por exemplo, o usuário verá um alerta na tela pedindo sua autorização para que a câmera seja ativada. O objetivo é controlar melhor o que apps fazem no aparelho, protegendo melhor as informações do dono.

Disponibilidade
O Google, como de costume, irá primeiro atualizar os dispositivos da linha Nexus com o novo Android, em um processo que começa, segundo a empresa, “na próxima semana”. Receberão o Android 6.0 os smartphones Nexus 5 e Nexus 6, os tablets Nexus 7 e Nexus 9, além do concorrente da Apple TV, o Nexus Player. Os novos aparelhos Nexus 5X e Nexus 6P já saem com a versão Marshmallow de fábrica.

Fonte: Tech Tudo

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis