Juazeiro do Norte (CE): Empresa alemã quer empregar sua tecnologia na produção de energia e biofertilizantes

A Prefeitura de Juazeiro do Norte obteve uma boa notícia na busca de parceiros para solucionar o problema do lixão no município. Uma empresa de tecnologia alemã está disposta a investir algo em torno de R$ 70 milhões na produção de energia e biofertilizantes a partir do lixo orgânico coletado em Juazeiro. Recentemente, o prefeito Raimundo Macedo, o Superintendente da AMAJU (Autarquia do Meio Ambiente de Juazeiro), Eraldo Oliveira, e outros secretários se reuniram com técnicos dessa empresa.

O encontro deixou bem encaminhada a intenção de uma parceria no sentido de que a mesma traga sua tecnologia e responda pela absorção do lixo coletado o qual representa mais da metade das cerca de 200 toneladas produzidas por dia em Juazeiro. A iniciativa vai suprir, parcialmente, a missão do aterro sanitário regional que jamais foi implantado apesar da obrigação legal e o município quer dar novos passos para resolver a questão. Os investimentos tecnológicos apontam na direção de biodigestores.

De acordo com Eraldo, já são quase seis meses de conversas em cerca de 30 reuniões e os entendimentos estão avançando bem desde a formação de grupos de catadores, encontros com entidades ambientalistas e conselhos do meio ambiente. Assim, Juazeiro deverá ser um dos pioneiros nesse processo, pois, antes, vinha enterrando a matéria orgânica. A empresa necessita de uma área em torno de cinco hectares para se implantar e o prefeito está vendo essa questão. Caso tudo dê certo, ela será modular e em etapas como trituração, separação, fermentação nos biodigestores e a consequente transformação em energia e biofertilizantes.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis