Juazeiro do Norte (CE): Aeroporto vai dispor de novo voo doméstico em outubro

A partir do próximo mês, um novo voo deverá incrementar as operações do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, no Cariri. Trata-se do AZU2510 surge em Foz do Iguaçu (PR), e tem como destino Juazeiro, tendo escalas em Campinas (SP) e Fortaleza (CE).

O pedido à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de mais um voo regular para o aeroporto de Juazeiro, foi realizado no mês passado. Será o terceiro diário com destino à Capital cearense. Os novos serviços devem ser iniciados a partir de 28 de outubro, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Atualmente o aeroporto conta com 16 operações, entre pousos e decolagens. Mesmo com o registro de uma pequena queda na demanda no primeiro semestre deste ano, a oferta de novas operações vai beneficiar principalmente quem necessita se deslocar para Fortaleza.

A assessoria de imprensa da Infraero afirma que ainda é cedo para definir quais serão os reflexos na movimentação de passageiros do aeroporto, desde que iniciaram as novas operações da TAM, em julho, e agora com a previsão de mais um da Azul.

Entre os meses de janeiro e junho deste ano, foram registrados 195.969 embarques e desembarques no local, o que equivale ao mesmo período do ano anterior, a uma queda de 6,3% na demanda de usuários. Em 2014, de janeiro a junho, foram contabilizados 209.290.

Operação
A nova realidade leva em conta a disponibilidade do horário solicitado e a estrutura do aeroporto para atender a alta demanda de voos que vem recentemente aumentando. A aeronave ficará em solo por cerca de uma hora para a troca de tripulação, que assume o voo no HUB da empresa em Viracopos (Aeroporto de Campinas) e encerra as atividades em Juazeiro do Norte, onde uma nova tripulação assume o voo. Em seguida, surge o voo AZU2511 com destino a Foz do Iguaçu, com escalas em Fortaleza e Campinas, decolando de Juazeiro do Norte às 15 horas. Com isso, ficarão em solo duas aeronaves, a do voo ONE6125 e o novo voo da Azul, e ainda com a passagem do TAM4696 que vem de Brasília e depois seguirá para Recife. Os passageiros de Fortaleza, que serão os principais beneficiados com o novo destino, no momento são atendidos somente pela empresa aérea Avianca Brasil.

Com os novos voos iniciados no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, o incremento na oferta de assentos foi de 30%, possibilitando um crescimento de embarques e desembarques, o que poderá equiparar este segundo semestre ao mesmo período do ano passado em quantidade de usuários. A TAM Linhas Aéreas lançou no último dia 13 de julho, duas novas rotas para Recife e Brasília. Funcionários da TAM vieram a Juazeiro para realizar o lançamento oficial das novas linhas.

Novidade
Com a empresa, Juazeiro passou a contar com voos das quatro maiores companhias aéreas do Brasil, incluindo a TAM, Avianca, GOL e Azul. A novidade cria expectativa do Cariri viver um crescimento no setor turístico, já que no primeiro semestre passaram pelo aeroporto cerca de 32.500 passageiros por mês. Há pelo menos dois meses, de segunda à sexta-feira e, aos domingos, Juazeiro do Norte passou a contar, com voos diretos para Brasília e Recife.

O voo JJ4696 decolará de Brasília às 10h46 com pouso programado no município cearense às 12h57. Já a decolagem de Juazeiro do Norte rumo ao Recife ocorre às 13h27 com aterrissagem na capital pernambucana às 14h33. Decola da capital pernambucana às 15 horas, pousa em Juazeiro às 16h30, quando embarca para Brasília às 17 horas, pousando às 19 horas.

Conexão
Em Juazeiro, a expansão do aeroporto é vista com otimismo pelo poder público. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro, Antonio Barbosa Mendonça, ressaltou o trabalho constante no intuito de trazer o desenvolvimento para Juazeiro e pontuou que a TAM tem tudo a ver com essas ações.

Todas as três novas cidades passam a ter voos para Brasília (DF), importante hub (centro de conexões de voos) da operação doméstica da TAM no Brasil. Por meio de Brasília, o passageiro com origem em Juazeiro do Norte pode se conectar rapidamente com diversos destinos no Brasil e no exterior.

"Esse ano tem sido muito desafiador e temos sido conservadores e cautelosos na criação de novas rotas. Nesse sentido, também é importante estarmos atentos às oportunidades e seguirmos acreditando na abertura de novos mercados, que podem ser viabilizados se houver melhor adequação de capacidade de rotas subofertadas, além de infraestrutura adequada e potencial gerador de conectividade", afirma Claudia Sender, presidente da TAM.

Mais informações
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes
Avenida Virgílio Távora, 4000
Bairro Aeroporto
Telefone: (88) 3311-6524

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis