Crato (CE): CREAS participa de seminário estadual sobre violência contra idoso

O psicólogo do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) do município do Crato, Michel Rocha, esteve esta segunda-feira, 28, em  Fortaleza para participar do II Seminário Estadual sobre Violência e Violação de Direitos contra a Pessoa Idosa, realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS do Estado do Ceará.

A palestra ministrada pelo assistente social e especialista em gerontologia social, além de conselheiro da Associação Cearense Pró-Idoso, Elizio Araújo Loiola, promoveu um importante debate sobre a temática. Na ocasião, os municípios tiveram ainda a oportunidade de apresentar suas formas de intervenções diante das demandas relacionadas a esse tipo de violência. Desta forma, a troca de experiência se configura como um importante instrumento na absorção de novos conhecimentos.

Segundo o técnico do CREAS Crato, o encontro levantou temas importantes sobre violência social, como lei da sobrevivência, violência entre grupos, questões antropológicas, ideológicas, religião e cultura.

No período da tarde a palestrante Ana Lúcia Gondim falou sobre a Política Nacional do Idoso, trazendo a sociedade civil como interlocutora dos interesses coletivos. A importância dos Conselhos também foi ressaltada nos debates, já que a partir da articulação com os órgãos gestores, elaboram políticas ou planos com recomendações das conferências.

Os casos de violência contra a pessoa idosa podem ser denunciados de diversas formas. A população pode procurar os Conselhos de Direitos do Idoso (Nacional, Estadual e Municipais) ou os Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS, equipamentos que atuam  na proteção a pessoa idosa, ofertando atendimento especializado ao idoso em situação de violência, negligência, abandono, entre outras formas de violação de direitos. Outra forma simples de denunciar, sem precisar se identificar é através do Disque 100, um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis