Canon promete câmera de 120 megapixels e vídeo supernítido

A fabricante japonesa Canon anunciou nesta terça-feira que está construindo uma câmera SLR que pode capturar imagens de 120 megapixels — mais que o dobro do que é possível com a sua nova EOS 5DS, de 50 megapixels. E para os fãs de vídeo avisou que está trabalhando em uma câmera que pode capturar vídeo “8K” com cerca de 16 vezes o número de pixels que o vídeo convencional de hoje.

Segundo a “CNET”, não está claro quando os novos produtos chegarão ao mercado, mas eles são produtos reais, ao contrário do anúncio de segunda-feira de um sensor de imagem de 250 megapixels pela mesma empresa, para o qual a Canon está apenas avaliando possíveis usos.

Em princípio, mais pixels em fotos e vídeos significam mais detalhes e imagens mais ricas e realistas. Na prática, porém, a imagem latente de resolução superalta pode ser limitada por quão agudamente os olhos humanos podem perceber detalhes e por quão bom pode ser o desempenho das lentes da câmera.

Para os fotógrafos, uma câmera de 120 megapixels é boa para tarefas como reprodução de arte, fotografia de produtos que exigem detalhes e fotos de paisagens que são impressas como grandes cartazes. Para vídeo, resolução de 8K é um exagero para TV comum, mas não necessariamente para os cineastas que estão fazendo a transição a partir de filme convencional: mais pixels podem beneficiar sistemas de projeção em tela grande.

E com pixels abundantes, um diretor pode decidir depois que uma cena foi filmada o quanto quer aumentar o zoom para enfatizar uma parte específica do enquadramento, disse o analista Ed Lee, da InfoTrends.

Recriando texturas
A câmera de 120 megapixels é suficientemente sensível para que os fotógrafos possam “recriar a textura tridimensional e a presença de objetos”, disse a Canon.

Isso é possível porque a alta resolução pode capturar detalhes muito precisos. Mas a Canon desenvolveu um processo separado que usa várias câmeras para gravar os finos detalhes tridimensionais de superfícies — como tecido e pinturas a óleo — e capturar propriedades óticas como transparência ou reflexões brilhantes.

A empresa também desenvolveu tintas de impressão tridimensional que, quando são expostas à luz ultravioleta, reproduzem a textura da superfície. Isso significa que, com suas próprias mãos, o usuário poderá sentir a diferença entre as grandes pinceladas de Van Gogh e as marcas pontilhistas de Seurat sem precisar tocar nas pinturas originais.

O sensor da câmera de vídeo Canon tem uma resolução de 8.192 x 4.320 pixels — daí o termo “8K” — para 35,4 megapixels em um supersensor de 26,2 x 13,8mm em formato 35mm. Isso se compara aos vídeos de alta definição convencionais hoje, com 1.920 x 1.080 pixels, e aos vídeos “4K” Ultra HD de 3.840 x 2.160 que a indústria da TV está popularizando agora.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis