Barbalha (CE): Tem início o reconhecimento do Pau da Bandeira como patrimônio imaterial

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) recebe amanhã (17), às 15h, a Proposta de Registro No 285/15, que reconhece a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha (CE) como Patrimônio Imaterial brasileiro. A proposta é de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo, e foi encaminhada ao instituto por meio da Comissão de Cultura da Câmara Federal.

Após o envio da manifestação, a proposta será analisada por um Conselho Consultivo. Uma vez que a manifestação da cultura popular cearense tenha o registro concedido é reconhecida, formalmente, como parte do patrimônio brasileiro. Isso garante legitimidade e torna as políticas públicas mais acessíveis às comunidades e praticantes do bem.

A Festa do Pau da Bandeira já reuniu 35 mil em Barbalha, na região do Cariri, e homenageia o “Santo Casamenteiro”. O evento é composto por diversos momentos marcantes, como o corte de um enorme tronco de árvore nas imediações da Chapada do Araripe, a secagem da madeira e o transporte realizado por devotos do santo pelas ruas do centro da cidade.

Centenas de homens são necessários para a retirada e transporte do mastro de madeira. Ao final do cortejo, o Pau da Bandeira é fincada nas imediações da Igreja Matriz e retirar uma lasca do tronco é tido como uma simpatia. Na tradição, a mulher que tocar no pau da bandeira ou beber chá da casca do tronco conseguirá um companheiro em até um ano.

Assessoria de Imprensa/Dep. Guimarães

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis