Barbalha (CE): Incêndio destrói 25 hectares do campo experimental da Embrapa Cariri

Cerca de 25 hectares da área de pesquisa do campo experimental da Embrapa e Centro Vocacional Técnico (CVTEC), em Barbalha, foram destruídos pelo fogo neste final de semana. Conforme o Tenente Artur Graça Alcântara Pereira, do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, foram necessários oito homens e duas viaturas para debelar as chamas. Cerca de 40 mil litros de água foram utilizados no combate que durou cinco horas.

Alcântara ressalta que o incêndio ganhou “vivacidade” pois as corporações das cidades de Crato e Juazeiro estavam em outras ocorrências, “debelando incêndios florestais”. “Quando chegamos ao local, o fogo já havia consumido uma vasta área. Nossos homens ficaram concentrados nos prédios da Embrapa e casas circunvizinhas, para evitar que as chamas atingissem os imóveis, o que não aconteceu”. Segundo o militar, ninguém ficou ferido. Não se tem ideia da origem do fogo.

Enquanto as viaturas de combate se deslocavam para o local, pelo menos dez bombas de irrigação foram acionadas para ajudar a controlar às chamas. O coordenador do CVTEC de Barbalha, Hilton Cruz, afirma que ainda avalia os prejuízos causados pelo fogo, mas pondera que “as maiores percas foram ambientais”.

“Cultivos com mais de 10 anos de trabalho e pesquisa de estudantes não foram atingidas. O prejuízo maior foi o ambiental, com cerca de 20% da área totalmente incendiada”, relata Hilton. Há sete anos o fogo devastou 90% da mesma área, danificando material de irrigação, destruindo trabalhos e pesquisas de, pelo menos, 20 anos.

“Quando nós assumimos, há cinco meses, fizemos um trabalho preventivo no local, com aceiros e roçadas. Mas a área é muito grande, cercada por rodovias e, além da possibilidade de pessoas atearam fogo, o tempo seco e quente também facilita [as queimadas]. Temos a convicção de que até o fim do ano, outros casos como estes poderão acontecer”, conclui o coordenador do CVTEC.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis