Barbalha (CE): Festa do Pau da Bandeira conquista título de Patrimônio da Cultura Brasileira

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha foi aprovada, por unanimidade, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A votação foi realizada na tarde desta quinta-feira na sede do órgão, em Brasília, com membros do conselho de vários estados do Brasil.

O processo teve entrada em 2010, e somente agora conseguiu obter a aprovação, após vários ajustes, até chegar a um dossiê de cerca de 150 páginas. Com isso, passa a ser o primeiro no Estado do Ceará, a constar no Livro de Registro das Celebrações.A votação contou com a presença de representantes do Município sul cearense, que foram bastante parabenizados pelo teor da festa e sua tradição. A reunião do conselho teve a participação de 23 membros, e o trabalho do relator Upiano Toledo Bezerra de Menezes.

Representantes do poder público municipal, como o prefeito José Leite, a vice, Betilde Correia, o representante do legislativo, Dorivan Amaro, e o secretário de Cultura, Antônio de Luna, além do capitão do pau da bandeira e vereador, Rildo Teles, que há mais tempo tem liderado o cortejo. Para o secretário, foi um momento emocionante, com muitos elogios à festa.

A dossiê final para apresentação do trabalho foi finalizado pelos técnicos da superintendência do Iphan no Estado do Ceará, e conta como o primeiro registro imaterial feito de forma mais direta pelo órgão estadual. Durante essa reunião foram avaliados mais dois projetos, mas de tombamento material, incluindo o Conjunto Arquitetônico do Museu Mariano Procópio Ferreira, em Minas Gerais, e a Casa da Moeda, no Rio de Janeiro, que obtiveram várias ressalvas.

Durante a reunião do Conselho, o Iphan fez uma homenagem a Cícero Ricarte que morreu durante os festejos, enquanto carregava o pau da bandeira, no cortejo deste ano. Conforme a homenagem, os carregadores do pau da bandeira de Santo Antônio definem um dos principais sentidos dedicados à Festa do Santo Padroeiro em Barbalha. Ainda destacam seguirem firmes, levando ao limite as suas dores e feridas, trazendo consigo a comunhão da cidade e os laços de fé que aproximam devotos.

História
Os festejos a Santo Antônio de Pádua ocorrem desde o final do século XVIII, quando foi erguida uma capela em devoção ao santo, dando origem ao desenvolvimento da cidade de Barbalha. São treze dias de festa em homenagem ao padroeiro. A data central é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira.

É um evento que envolve praticamente todos os segmentos sociais da localidade, demonstrando um protagonismo claro dos Carregadores do Pau, grupo formado por representantes das classes populares de Barbalha, responsáveis pela escolha e corte do tronco que será transformado no mastro. No dia do Carregamento, que acontece desde 1928, eles percorrem os cerca de sete quilômetros que separam o local de preparação do mastro e a Praça da Matriz de Santo Antônio no centro de Barbalha, com o Pau da Bandeira às costas.

Conselho Consultivo
O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 23 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – Icomos, a Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus – Ibram, a Associação Brasileira de Antropologia – ABA, e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do Iphan.

O processo vinha sendo elaborado desde o início dos anos 2000. Os membros do Conselho se reúnem pelo menos quatro vezes a cada ano, para analisar projetos encaminhados de várias partes do Brasil. Após a votação e aprovação, é realizada na cidade uma cerimônia de certificação, ainda sem data determinada. A avaliação do título acontece a cada 10 anos.

Festejos religiosos
A comunidade católica é responsável pela Trezena – ciclo de orações onde a imagem do santo peregrina por diversas casas durante os 13 dias que separam o 31 de maio e o dia de Santo Antônio. A procissão acontece no dia do santo, 13 de junho, que fecha o ciclo festivo com uma missa na Igreja Matriz. Uma enorme gama de ofícios, celebrações e formas de expressão são acionadas por diferentes grupos. O cortejo do pau é um deles e vem cercado por celebrações e rituais que conformam o grande complexo que a festa se tornou, com destaque para o Desfile de Folguedos.

O pedido de registro da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha (CE) como Patrimônio Cultural do Brasil foi apresentado pela Prefeitura Municipal de Barbalha com endosso da Superintendência do Iphan-CE, do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC), do Centro Pró-Memória de Barbalha Josafá Magalhães, do Presidente da Câmara Municipal e da União das Associações de Barbalha (UNAB), e com a anuência dos representantes e membros de grupos de carregadores do pau e outros grupos participantes da festa.

Plano de Salvaguarda
Iphan terá que implantar na cidade o Plano de Salvaguarda, que exigirá ações permanentes de proteção, continuidade e sustentabilidade da festa. Para o secretário de Cultura de Barbalha, Antonio de Luna, esse é um grande presente para cidade, que passou por várias etapas para gestar esse projeto. A preocupação agora é poder dar encaminhamento, para as melhorias necessárias e a manutenção desse grande evento.

Para se ter uma ideia, o cortejo do pau da bandeira, por exemplo, chega a arrastar uma multidão de pelo menos 300 mil pessoas. Este ano, em virtude da morte de um dos carregadores, foi necessário haver uma discussão voltada para se pensar alternativas que proporcionem mais segurança durante o trajeto. Recentemente, foi realizada audiência do Ministério Público para tratar do assunto.

Conforme Ítala Bianca, a certificação contará com a presença dos detentores do bem cultural e todas as instituições envolvidas no encaminhamento do processo. Mas a data pode ser escolhida pela cidade, até mesmo durante o período da festa, em junho do próximo ano.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPORTAGEM E FOTO

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis