13 temperos saudáveis que substituem o sal no preparo de alimentos

Retenção de líquido, pressão alta e osteoporose são uns dos problemas que o excesso de sal no organismo pode causar à saúde. O sódio está presente em muitos alimentos e nos seus preparos, e mesmo sendo importante para o bom funcionamento do organismo, o seu consumo deve ser controlado, pois o exagero pode tornar esse ingrediente um vilão do corpo.

Consumo de sal recomendado por dia 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir 5 g de sal por dia, pois o seu excesso pode causar diversos problemas de saúde, como hipertensão, inchaço, cálculo renal e arritmia cardíaca. Apesar de ser difícil tirá-lo totalmente do cardápio, é importante moderar o seu consumo e trocá-lo por ingredientes naturais, que não prejudicam a saúde e podem trazer vários benefícios.

Temperos que substituem o sal 

Gengibre: tem ação digestiva, diurética e antisséptica. E além de ser usado no preparo de chás, ele pode temperar caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no final do cozimento.

Alecrim: tem ação antioxidante e anti-inflamatória e um ramo pode ser usado no preparo de molhos, ensopados e carnes.

Alho: além de deixar os pratos mais saborosos, o alho reduz a taxa de colesterol e triglicerídeo no sangue e elimina toxinas do organismo. Pode ser usado para preparar feijão, arroz, carnes e molhos.

Coentro: ele melhora a digestão, fortalece os ossos e pode ser acrescentado na finalização dos pratos para temperar.

Cominho: ½ colher (chá) pode ser usado para realçar o sabor do feijão, batata e outros vegetais. O cominho auxilia na digestão e previne anemia.

Cebola: melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias e pode ser usada no preparo de vários alimentos, realçando os seus sabores.

Hortelã: tem ação analgésica e antioxidante, ajuda na digestão e pode ser usado para temperar feijão, batata e carne de cordeiro.

Limão: excelente tempero para saladas e peixes, o limão auxilia a digestão e regula a absorção de açúcares.

Louro: pode ser usado para preparar feijão, carnes e ensopados. Promove a boa digestão e tem ação anti-inflamatória.

Manjericão: melhora o fluxo sanguíneo, previne a hipertensão arterial e possui ação antioxidante. É um bom tempero para molhos, sopas e carnes.

Orégano: colocar uma pitada de orégano na salada, em massas e carnes ajuda a deixar o sabor mais gostoso. Ele tem ação anti-inflamatória, auxilia na digestão e é fonte de antioxidantes.

Pimenta: ajuda na redução do colesterol, melhora o sistema imunológico e auxilia na digestão. Poderoso termogênico, a pimenta pode ser usada como tempero para carnes e molhos.

Salsinha: tem ação digestiva e é rica em antioxidantes. Vai bem no preparo de legumes, assados, sopas, massas e carnes.

Fonte: iTodas

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis