Juazeiro do Norte (CE): Manel D'Jardim perambula pelas ruas, dorme nas calçadas e dirige um apelo à sociedade


A situação degradante do músico Manel D'Jardim é o retrato fiel do resultado das drogas e do alcoolismo. Uma carreira que poderia ser promissora encontra-se “atirada” pelas calçadas nas ruas de Juazeiro do Norte e sem a perspectiva de uma vida mais longa. De aproximadamente 55 anos, Manoel é um exímio contrabaixista e toca violão como ninguém, porém o vício falou mais alto em sua vida e este não consegue largar o mal que o acompanha há anos.

Na última sexta-feira, por exemplo, ele foi visto dormindo na rampa de acesso à agência centro da Caixa Econômica Federal na Rua da Conceição no centro de Juazeiro diante do olhar indiferente dos transeuntes. Perto desse maltrapilho homem, uma caixa com suas roupas e, as vezes, tenta levantar e não consegue. Os pés sujos estão feridos de tanto perambular pelos points da cidade em busca de ajudas normalmente para comprar bebidas ou substâncias entorpecentes.

Em algumas ocasiões vendeu CDs com músicas de outros artistas por ele gravadas, cuja finalidade do dinheiro era a mesma. Antes, era visto com o violão nas costas dentro de uma sacola, mas não se sabe onde o instrumento ficou algum dia no seu vai e vem pelas ruas. Quando está mais lúcido tem sempre uma história para contar desde que não seja traído pela memória cansada em virtude dos maus tratos. Costumeiramente, dorme sobre um papelão no corredor do banheiro de um bar que funciona por trás da Inboplasa.

Nem parece àquele artista das bandas Magazine e Azimuth, que se apresentou com o cantor Luiz Fidélis ou fez parte do grupo que tocou no Cariri para Rita Lee e Ângela Rô Rô. Esta última até quis levá-lo, mas Manel falou que só deixava o seu Cariri no último pau de arara. Segundo o radialista e igualmente músico Joca Cariri, trata-se de um artista nato. Recentemente, deixou mais as drogas, porém não largou o álcool e bebe o dia todo. Até já esteve internado num hospital de Crato por conta do alcoolismo. Quando lhe perguntam se não pretende mudar de vida, Manel chora e implora por ajuda.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis