Crato (CE): Ciganas “leem o futuro” de pessoas no Centro

Ciganas prometem ler o futuro e desvendar o passado
das pessoas no Centro de Crato (Foto: Cicero Valério/
Ag. Miséria/Arquivo)
“Posso ler a sua mão?”. Com esta pergunta ciganas abordam cratenses no Centro de Crato. Elas percorrem algumas ruas e param em pontos estratégicos, como o encontro das Ruas Bárbara de Alencar com Nelson Alencar.

Quem por esses locais passa é abordado por elas com a promessa de que terão o futuro revelado na palma da mão, naquele instante, por algum trocado. A presença delas em cidades do Cariri divide a opinião: há quem as enxergue como charlatãs e quem as tenha como um elo entre passado, presente e futuro.

As ciganas, por sua vez, se defendem: “Nosso trabalho é para nós sobrevivermos. Tem muitas pessoas que têm preconceito com a gente, dizem que a gente rouba. Onde você já viu uma mãe de família de 70 nos com filhos e netos fazer isso em praça pública? Tem muitos que têm vontade de fazer o mal com a gente”, relata a cigana Nice Oliveira.

Recebimento de dinheiro
De cada dez pessoas que elas abordam duas permitem a leitura das mãos. Ao final do dia, deixam o local com até sessenta reais. “Dá quem quer. Aqueles que quiseram, dão vinte reais, dão dez, trinta. Somos mães de famílias, cidadãs brasileiras, não estamos aqui para roubar”, finaliza.

Robson Roque

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis