Crato (CE): Apresentado projeto para sede da Abrasel Cariri

Apresentado na noite de ontem, 27, em Crato, o projeto pioneiro no Brasil da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Cariri, que será construído no Município cratense, com terreno doado pela Prefeitura local, além do apoio institucional. O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos esteve na reunião de apresentação, que aconteceu na sede do Hotel Encosta da Serra. Ele destacou o seu irrestrito apoio à associação, que teve o seu projeto desenvolvido por meio da administração municipal, Sebrae e Abrasel – Cariri.

A sede da Abrasel será edificada na Rua Cláudio Duarte, no bairro Nossa Senhora de Fátima, antigo Barro Branco. O projeto ocupa 1.500 metros quadrados de área construída e está avaliado em cerca de R$ 5 milhões. Participaram da apresentação do projeto, além do gestor do executivo local, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, Venâncio Saraiva, proprietários de restaurantes da cidade, a arquiteta responsável pelo projeto, Suyenne Lemos, e o presidente da Abrasel no Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, além do vereador cratense e líder do prefeito na Câmara Municipal, Paulo de Tarso e técnicos da secretaria.

De acordo com a arquiteta responsável, o projeto terá uma concepção de trabalho que abrange conceitos sustentáveis. Será edificado em quatro andares, contento auditório com cerca de 120 lugares, cozinha modelo, salas de aulas, recepções, elevadores, além de área institucional, entre outros compartimentos, que venham caracterizar a sede da entidade não apenas no aspecto institucional, mas do ponto de vista de formação e qualificação de profissionais na região do Cariri.

O presidente da Abrasel, Feitosa Júnior, disse que os primeiros passos em relação às parcerias vêm sendo dados, inclusive destacou o apoio da administração local. Ele disse que o projeto é pioneiro no Brasil, por não existir nenhuma sede fixa no País da entidade, nem mesmo nos grandes centros, como em São Paulo e no Rio de Janeiro. A primeira sede própria será a do Crato. A associação está há cerca de cinco anos na região.

Ainda conforme Feitosa Júnior, pela primeira vez em maio deste ano, foi realizada uma missão internacional da Abrasel, com 21 empresários do Cariri em Portugal, com um bom aproveitamento da experiência dos portugueses em termos de receptividade e gastronomia. “Foi também um trabalho pioneiro. Saímos na dianteira desse processo”, diz.

O projeto da sede será apresentado no próximo mês durante o Congresso Brasileiro da Abrasel, além de ser levado à Câmara dos Deputados. Júnior ressalta a necessidade de apoio dos parlamentares cearenses, para que venha se concretizar o mais rápido possível. O prefeito do Crato afirma que irá realizar uma mobilização no sentido de possibilitar que esse sonho, que só vem qualificar o segmento, seja realizado. “O Cariri merece esse grande empreendimento que só vem respaldar um setor em franca ascensão”, completa o prefeito Ronaldo.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis