Barbalha (CE): Festa reúne fé e tradição cultural

Com a perspectiva de ser tombada como Patrimônio Cultural, a partir do segundo semestre deste ano, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha foi iniciada ontem com público estimado em cerca de 250 mil pessoas. Logo cedo, por volta das 7 horas, grupos de tradições culturais lotavam à Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio, onde foi realizada missa solene com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, secretários estaduais, prefeitos de municípios vizinhos e deputados federais e estaduais.

Após a missa, bandas cabaçais, grupos de reisados, maneiro pau e de capoeira, além de diversas expressões culturais de Barbalha e de outros municípios da Região do Cariri, desfilaram durante cortejo em direção à Praça do Rosário, onde autoridades municipais e estaduais realizaram pronunciamentos. A organização da festa avalia que, durante o período de comemorações, que se estende até o próximo dia 13, cerca de 400 mil visitantes deverão participar do evento.

O governador Camilo Santana classificou a festa como um evento importantíssimo no processo de desenvolvimento da cultura popular nos municípios que compõem a Região do Cariri, bem como nas demais áreas do Interior cearense. "Esse é um dos eventos mais religiosos e populares do Nordeste. Reúne pessoas não só do Interior do Ceará, mas, também, de toda a Região Nordeste e de outros locais do País. É uma festa que resgata o folclore e as tradições religiosas. Desde menino participo da festa. Estou muito orgulhoso e muito feliz", ressaltou o governador.

A abertura da festa do Pau da Bandeira marcou também o início dos festejos juninos do Ceará, conforme destacou ontem o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio. "A festa em Barbalha costuma reunir mais de 350 mil pessoas a cada edição e tem um amplo significado cultural, artístico e histórico. Abrir simbolicamente os festejos juninos cearenses em Barbalha é uma forma de destacar essas múltiplas vertentes e de reforçar a afirmação do movimento junino no Ceará, sua importância para a cultura cearense", disse o secretário.

Para mestre Tarcísio, do Reisado São Miguel, de Juazeiro do Norte, "o Pau da Bandeira representa a manutenção dos grupos de tradição e a possibilidade do conhecimento das manifestações culturais pelo público mais jovem". Um dos momentos mais esperados ontem foi a chegada do tronco que, neste ano, servirá como mastro da bandeira de Santo Antônio, um angico medindo cerca de 23 metros e pesando 2,5 toneladas, aproximadamente. A madeira foi extraída do sítio Flores, na zona rural de Barbalha e permaneceu descansando na cama do pau, na localidade de Floresta, por cerca de 15 dias. Ainda nesse domingo, 200 carregadores realizaram o transporte do tronco até o local onde a madeira foi erguida, no centro do corredor cultural.

As comemorações seguem até o próximo dia 13, quando acontecerá a tradicional procissão de Santo Antônio. Até lá, serão realizadas apresentações culturais e shows com artistas renomados como Léo Magalhães e Marcus Lessa.

Missas e shows
Segundo o secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna, o Município mantém a sua tradição, com grupos que saem dos distritos e sítios da cidade, para se apresentar nas ruas. Mesmo com o cortejo, ocorrido ontem, durante os dias de comemorações, missas e novenas, as apresentações continuam sendo realizadas e shows acontecem em palcos instalados no Parque da Cidade, Marco Zero e Largo do Rosário. Ontem se apresentaram os cantores Flávio Leandro, Chico Pessoa e Dorgival Dantas.

Em relação ao tombamento como patrimônio cultural, o secretário está encaminhando ao Iphan-CE os documentos que faltavam para compor o dossiê que será entregue ao Conselho Consultivo para votação. O conjunto da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio compõe esse material, que incorpora toda a história da festa e os grupos de tradição da cultura popular.

Mais informações
Secretaria de Cultura de Barbalha
Rua da Matriz, 25
Telefone (88) 3532.1708
Centro - Barbalha-CE

ROBERTO CRISPIM/ELIZÂNGELA SANTOS
COLABORADOR/REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis