9 ameaças que podem destruir a humanidade

São tantos os filmes sobre apocalipse, destruição da humanidade e do planeta que algumas pessoas ficam aflitas com a possibilidade de isso acontecer.

E devem. Há evidências científicas de que pragas, armas nucleares e até o desenvolvimento da tecnologia podem provocar a extinção do ser humano e do mundo em que vivemos. Antes de fazer seu kit de sobrevivência, veja a galeria que nós fizemos sobre o assunto.

1- ASTEROIDE
Se você já assistiu a filmes como "Armagedom" e "Impacto Profundo", provavelmente conhece o cenário de um impacto de asteroides. O cinema pode até exagerar nos efeitos visuais. Porém, o fenômeno, se fosse em grande escala, destruiria o planeta.

De acordo com Donald Yeomans, gerente do Escritório do Programa de Objetos Próximos à Terra da Nasa, um dos principais perigos associados ao impacto de um asteroide é a enorme quantidade de poeira que iria se estabelecer na atmosfera. Ela bloquearia a luz solar durante semanas e afetaria a vida das plantas e culturas que sustentam a vida.

Além disso, tempestades de fogo e chuvas ácidas seriam constantes no planeta. “Esperamos que aconteça um evento deste tipo a cada um milhão de anos em média”, disse Yeomans. Segundo ele, a possibilidade de a Terra ser atingida por um grande asteroide nos próximos 70 anos é baixa, mas existe.

2- GUERRA NUCLEAR
De acordo com uma pesquisa da Rutgers University, a ameaça principal associada ao uso das bombas nucleares é a fuligem lançada na atmosfera após sua explosão.

A poeira de uma guerra atômica produziria o chamado “inverno nuclear”, que traria seca em todo o planeta.Isso impediria que a agricultura existisse e acarretaria a morte de bilhões de pessoas. Os sobreviventes poderiam morrer devido a doenças relacionadas à radiação.

3- PANDEMIA
Peste negra, gripe espanhola, tuberculose e, mais recentemente, ebola mataram milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de letais, essas doenças geralmente são controladas. Isso acontece porque existem pessoas resistentes ao agente patogênico (vírus ou bactéria), o que torna os descendentes dos sobreviventes mais resistentes.

Já no caso de uma doença criada pelo ser humano, a possibilidade do aumento da resistência é baixa. Um dos estudos mais famosos sobre o assunto é o da Universidade de Wisconsin-Madison, sobre a gripe aviária.

Ele demonstra que o poder de contágio de uma doença pode ser deliberadamente aumentado, provocando uma pandemia. É um cenário que pode acontecer se armas biológicas forem usadas numa guerra ou num ataque terrorista.

4- NANOTECNOLOGIA
A nanotecnologia já faz parte do cotidiano do ser humano, principalmente em cosméticos, filtros de água e produtos de limpeza. Além dos benefícios, ela também pode trazer o fim da humanidade, pois seu poder de transformação aumenta o potencial para abusos acontecerem.

Talvez você já tenha ouvido falar do grey-goo, um cenário hipotético em que máquinas movidas a nanotecnologia se auto-replicaram e consomem tudo que a Terra possui. Isso não deve acontecer no futuro próximo. Mas será possível, ao menos teoricamente, numa época mais distante, em que a nanotecnologia estará mais avançada.

A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos disse, num relatório, que não se conhecem todos os efeitos da nanotecnologia e que isso preocupa seus membros. Para eles, o risco mais óbvio é que a nanotecnologia seja usada na fabricação de armas.

5- SUPERVULCÕES
A cada 50 mil anos, um supervulcão entra em erupção na Terra . O poder desse fenômeno é tão grande que uma área de mais de 1.000 quilômetros quadrados pode ser apagada pelo fluxo de cinzas, enxofre e outros gases liberados na atmosfera.Essa mistura de substâncias criaria uma fina camada de ácido sulfúrico em todo o planeta, que não permitiria a entrada de luz solar.

De acordo com o professor Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisas Benfield Hazard na University College London, o dano global de um supervulcão depende de onde ele está e de quanto tempo os gases podem permanecer na atmosfera.

Segundo o diretor, um supervulcão é 12 vezes mais provável de acontecer do que um grande impacto de meteoro. “Existe uma probabilidade de 0,15% de que isso aconteça em sua vida. Um supervulcão poderia estourar num lugar onde nunca se observou uma erupção antes, como na floresta amazônica”, disse McGuire.

6- AQUECIMENTO GLOBAL
Não há como negar: o planeta está esquentando e os culpados são os seres humanos. Tudo bem, a responsabilidade é dividida com bois e vacas que, constantemente, liberam gás metano na atmosfera. No entanto, a maior ameaça encontra-se embaixo do gelo.

Os cientistas descobriram que existem mil gigatoneladas de gases causadores de efeito estufa sob a calota polar no Ártico. Se esse gás for liberado, causará a destruição do ser humano.

Assim, no pior dos cenários, o aumento da temperatura global, devido aos gases, tornaria quase impossível a prática da agricultura e de outras atividades essenciais para a existência humana.“Isso causaria uma insegurança relacionada aos alimentos e, consequentemente, uma migração em massa para outras regiões.

Os conflitos por recursos seriam inevitáveis”, disse Nick Brooks, pesquisador sênior do Centro Tyndall para Pesquisas sobre Mudanças Climáticas da Universidade de East Anglia, em uma entrevista ao jornal britânico The Guardian.

7- ROBÔS
Hans Moravec, professor de robótica da Universidade Carnegie Mellon, observa que os robôs ficam mais complexos a cada ano. Em algum momento, vão ser mais inteligentes que os humanos. “Em 2050, eu acredito que os robôs terão a mentalidade de um ser humano com a habilidade de abstrair e generalizar”, disse o pesquisador.Esse aumento da capacidade dos robôs pode ser uma evolução que o seres humanos não querem ver. O Instituto de Pesquisa de Inteligência das Máquinas propôs que uma "explosão de inteligência" acontecerá quando o software tornar-se bom o suficiente em fazer outro melhor ainda. De acordo com a pesquisa, inteligências artificiais descontroladas poderiam destruir rapidamente o ser humano e tudo que ele valoriza.Até Stephen Hawking, um dos mais respeitados cientistas do mundo, alertou que as máquinas poderão destruir a humanidade. “Essas máquinas avançariam por conta própria. Os humanos, limitados pela evolução biológica lenta, não conseguiriam competir e seriam desbancados”, disse Hawking à BBC.

8- BURACOS NEGROS
Resultado da deformação do espaço-tempo, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada – nem mesmo a luz – pode escapar. Só a Millennium Falcon, de "Star Wars" conseguiria fugir de um buraco negro. Será que um deles poderia engolir a Terra? Ao menos na teoria, isso é possível.De acordo Richard Wilson, professor de física de Harvard, quando um acelerador de partículas estava sendo construído no Laboratório Nacional Brookhaven, a maior preocupação dos cientistas era que um buraco negro pudesse se formar devido às colisões entre os ións.Hoje, esse temor não existe mais. Ficou claro, para Wilson e outros cientistas, que um acelerador de partículas não tem a capacidade de criar um buraco negro. Ainda bem.

9- ATAQUE DE ZUMBIS
O apocalipse zumbi não vai acontecer, é claro. No entanto, um parasita chamado de toxoplasmosa gondii poderia criar um cenário que lembraria a série de TV “The Walking Dead”.

Esse protozoário infecta ratos. Mas ele só pode se reproduzir nos intestinos dos gatos. Por isso, o parasita desenvolveu uma maneira de assumir o cérebro do rato e obrigá-lo a aproximar-se dos gatos. Naturalmente, o gato come o rato e acaba sendo infectado pelo parasita.

Ratos e pessoas são seres parecidos (por isso são feitas tantas experiências científicas com ratos). Além disso, metade da população da Terra carrega o Toxoplasma gondii no organismo, mesmo que o protozoário não perturbe o homem como atinge o rato.

O que aconteceria se surgisse uma variante mutante desse parasita capaz de afetar os humanos? Seria o início do apocalipse zumbi? Nós não resistimos à tentação de considerar essa hipótese e, por isso, a incluímos nesta galeria.

Fonte: MSN Brasil

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis