28 municípios do CE reconhecidos em situação de emergência

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 28 municípios cearenses afetados pela seca. A portaria com a lista das cidades foi publicada na edição desta sexta-feira, 5, do Diário Oficial da União.

Em 18 de maio, a União já havia reconhecido a situação de emergência em 67 municípios do Ceará. O Estado enfrenta, em 2015, o quarto ano de estiagem.

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, voltadas para socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres. De acordo com o ministério, para pedir os recursos, o município deve mandar um plano detalhado indicando qual é a necessidade para o repasse de verbas que é feito por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.

Chuvas
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) constatou a ocorrência de chuvas em 103 municípios entre as sete horas da última quinta-feira e sete horas de ontem. O resultado não deixa de ser surpreendente, já que estamos no primeiro mês fora da quadra chuvosa. Entretanto, não há motivo para muitas comemorações, já que os meses anteriores ficaram abaixo da média histórica. Acopiara foi onde mais choveu, com 80 milímetros; em segundo lugar, Tauá, com 78 mm.

Vale salientar que a média de junho é de 37 mm. Somente nos cinco primeiros dias de junho tivemos 20 mm. A Funceme diz que "há nuvens sobre o oeste do Ceará associadas à um fenômeno atmosférico denominado Distúrbio Ondulatório de Leste".

Para hoje, a Funceme prevê que "as regiões cearenses deverão permanecer sob a influência de áreas de instabilidade. Por isso, há possibilidade de chuvas isoladas no centro e norte entre a madrugada e manhã. À tarde e à noite, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões do Estado".

Para este domingo, "áreas de instabilidade deverão permanecer atuando no norte do Ceará. Dessa forma, o céu ficará com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no norte cearense. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado".

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis