Barbalha (CE): Grupos de tradição realizam cortejo de abertura do Pau da Bandeira

Cerca de 50 grupos de tradição popular deste município estiveram participando nesta manhã (31), do cortejo de abertura da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha. Os grupos começaram a chegar logo cedo, por volta das 7 horas, lotando a Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio, onde foi celebrada missa solene com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana e do secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, além de deputados federais e estaduais e de prefeitos de municípios vizinhos.

Durante a celebração eucarística, um grupo de crianças adentrou a Igreja carregando um tronco cenográfico, encenando o trabalho realizado pelos carregadores do pau de Santo Antônio, que deverá ser erguido por volta das 20 horas de hoje. Após a missa, houve concentração na Praça do Rosário, onde autoridades municipais e estaduais realizaram pronunciamentos. A partir das 15h30 estão previstas apresentações artísticas e culturais. Dois palcos foram erguidos em pontos estratégicos da cidade, um na Praça do Rosário e outro no Marco Zero, onde artistas de renome nacional como Dorgival Dantas, Flávio Carneirinho e Chico Pessoa estarão se apresentando.

A movimentação na cidade é intensa desde o início da tarde de ontem. Todas as pousadas estão lotadas e a expectativa é que o número de visitantes que deverão circular em Barbalha até o próximo dia 13, quando os festejos serão encerrados, seja responsável pelo aquecimento da economia local durante o período.

O governador Camilo Santana classificou o evento como importantíssimo no processo de desenvolvimento da cultura popular nos municípios que compõem a região do Cariri, bem como todo o interior do Ceará. “Esse é um dos eventos mais religiosos e populares do Nordeste. Reúne pessoas não apenas do interior do Ceará, mas, também, de toda a região Nordeste, e de outras regiões do país. É uma festa que resgata o folclore e as tradições religiosas. Desde menino participo desta festa. Estou muito orgulhoso e muito feliz”, afirmou o governador.

As manifestações culturais acontecem durante todo o dia de hoje em Barbalha. Grupos de reisado, maneiro pau, coco, rodas de capoeira, e demais expressões artísticas estarão concentradas nas Praças da cidade e nos locais que formam o “corredor” da festa. A programação, que se estenderá até o próximo dia 13, contará com a realização de Festival de Quadrilha, no período de 2 a 5 de junho, e de show artísticos no Parque de Eventos da Cidade. Estão confirmadas as participações dos cantores Léo Magalhães e Marcus Lessa, além de bandas de forró, como Solteirões e Bonde do Brasil, por exemplo.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis