Juazeiro do Norte (CE): Incêndio expõe deficiências do Corpo de Bombeiros

Um incêndio ocorrido na manhã da última sexta-feira (10), no centro comercial deste município, gerou revolta, medo e preocupação junto à grande parte dos moradores e comerciantes de Juazeiro do Norte. O fogo, que destruiu uma loja de tintas e ocasionou prejuízos a diversos outros prédios, também expôs deficiências e a completa falta de infraestrutura da 1ª Seção do Corpo de Bombeiros no município. Na unidade, que responde pelo atendimento a 15 municípios da região do Cariri, o contingente é diminuto e os equipamentos utilizados apresentam problemas mecânicos ou estão sucateados.

A unidade conta, apenas, com dois caminhões tanque. Um com capacidade de armazenamento de até 8 mil litros de água. O outro, de menor porte, possui capacidade para até 4 mil litros. Para que um dos equipamentos possa funcionar, um motor Volkswagen foi adaptado ao veículo com a finalidade de bombear a água do tanque de armazenamento. Há, ainda, um veículo de resgate e uma viatura de salvamento. Conforme apurado, os dois equipamentos apresentam necessidade de revisão mecânica.

Em 2007, quando foi registrado um incêndio de grande proporção na cidade, autoridades políticas de Juazeiro do Norte reivindicaram do Governo do Estado a troca de equipamentos e a destinação de uma escada magirus. Os pedidos realizados jamais foram atendidos.

O incêndio da semana passada só foi debelado por conta do auxilio recebido de grupamentos de outros municípios, como Crato e Iguatu, por exemplo. Ao todo, 31 homens do corpo de bombeiros e cinco veículos foram utilizados. Um caminhão que produz espuma foi cedido pela brigada de incêndio do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. O equipamento, no entanto, estava quebrado.

Para a advogada Flávia Soares, que coordena um movimento social em prol do reaparelhamento do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, a situação é de abandono e falta de interesse em resolver o problema. "Em 2013, a Câmara de Vereadores debateu esse tema. Uma comissão foi formada e novas solicitações foram feitas. Nada se resolveu. O secretário adjunto do gabinete do governador, Fernando Santana, estava na região. Falei com ele por telefone solicitando ajuda para que o incêndio pudesse ter sido debelado. Ele, num primeiro momento, prometeu fazer algo. Depois, desligou o telefone e fingiu não saber o que estava acontecendo".

Conforme Flávia Soares, os bombeiros que atuam em Juazeiro do Norte correm evidente risco de morte por conta do sucateamento dos equipamentos que utilizam. "A situação é vexatória. Todos os equipamentos estão sucateados. Não há como o Corpo de Bombeiros continuar atuando da forma como está no nosso município. Eles (os bombeiros) também podem se tornar vítimas por conta de todo esse desmando", avaliou.

Na região do Sertão Central, a única unidade do Corpo de Bombeiros, a 4ª Seção, está localizada em Quixeramobim, onde está concentrado o maior parque industrial da região, distante 46 Km da maior cidade do Centro do Estado, Quixadá, onde também residem na área urbana aproximadamente o mesmo número de habitantes. A unidade espera a ampliação do seu grupamento. Atualmente, há apenas 20 bombeiros lotados na seção.

Para o comandante da Seção, major PM Naum Maurício, o ideal seria que as duas maiores cidades da região contassem com seções de bombeiros militares. Todavia, enquanto essa demanda não se concretiza, a estrutura operacional para atendimento da região foi melhorada com a chegada de mais um carro de combate a incêndio. Antes, a equipe comandada por ele contava, apenas, com um veiculo com capacidade para 2 mil litros de água. O novo carro tem capacidade para 6 mil litros. Uma nova viatura de salvamento também está sendo aguardada.

Reforma
No Centro Sul, o Quartel do Corpo de Bombeiros de Iguatu passou por ampla reforma no ano passado, graças ao esforço do comandante da unidade, Major Nijar Pinto. A estrutura física era precária, a exemplo de como se encontra hoje a de Juazeiro do Norte, e os veículos eram velhos e sucateados. Foram instalados, seis hidrantes urbanos, além de dois em condomínios e um que já existia no quartel. "Temos duas viaturas tanques, uma com bomba, e vamos receber outra nos próximos dias", frisou Pinto. "As mangueiras e equipamentos são novos e estão funcionando". A unidade recebeu uma viatura nova de salvamento, equipada, e uma ambulância para o serviço de urgência e emergência. "Hoje estamos com melhor estrutura para o combate a incêndios", frisou o coronel Nijar Pinto. "Os hidrantes facilitam o acesso à água e maior rapidez no combate ao fogo".

Já o 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros do Ceará, localizado em Sobral recebeu nova viatura de salvamento e combate a incêndios. De acordo com o capitão Roberto Moraes, com o novo equipamento a unidade passará a ter duas viaturas de salvamento e combate ao fogo.

Bombeiros
Em nota, a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), informou que o contingente de sete homens não corresponde ao efetivo total da 1ªSB/5ºGB (Juazeiro do Norte), mas sim ao efetivo que fica de serviço na escala operacional (combate a incêndio e salvamento), 24 horas por dia, e que, atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará possui uma Auto Escada Mecânica e uma Plataforma, ambos veículos utilizados como apoio no salvamento e combate a incêndio em plano vertical. Uma viatura encontra-se em Fortaleza e outra no município de Sobral.

Das viaturas operacionais de combate a incêndio da 1ªSB/5ºGB, 02 se encontram fazendo manutenção em oficinas especializadas. Ainda assim, operam em condições normais duas viaturas: Auto Bomba Tanque 14 (capacidade de 8000 L de água) e Auto Bomba Salvamento e Resgate 05 (capacidade de 1000 L de água). Uma terceira e novíssima viatura (Auto Tanque 21, com capacidade de 10000 L de água) foi entregue recentemente em solenidade pelo Governador do Estado e está prevista para atuar no município nos próximos 10 dias.

Também foi informado que até o deste semestre será concluído o Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do CBMCE, onde cerca de 270 novos soldados estarão aptos para compor as fileiras da corporação. Deste número, há uma estimativa que 10% seja enviado para a 1ªSB/5ºGB, tendo, portanto, esta unidade, um acréscimo de 27 bombeiros militares.

Mais informações
Corpo de Bombeiros
Rua Oto de Alencar, 215 Centro
Fortaleza-CE
(85) 3101.2219

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis