Barbalha (CE): Sobrecarregado, Hospital São Vicente atende mais de 1000 pessoas diariamente

A direção do Hospital São Vicente, em Barbalha, afirma que a unidade está sobrecarregada ao receber pacientes que deveriam passar por postos de saúde. Segundo a direção da unidade, diariamente mais de mil pessoas são consultadas, boa parte que poderia recorrer à saúde básica.

De acordo com Antonio Ernani de Freitas, secretário executivo do Hospital São Vicente, a unidade sempre atendeu essas pacientes. Contudo, com o período sazonal de viroses e da dengue, tem havido uma sobrecarga nos atendimentos.

“O hospital atendia porque dava para atender, mas agora, com esse período sazonal de virose, de dengue, então era preciso que os postos do município estivessem aptos a atender essa demanda”, contou.

“Como os postos, segundo as pessoas relatam, não têm médico, não está atendendo e, principalmente, existe uma greve (da saúde), então as pessoas passam a virem todas pra cá e o hospital não tem médico suficiente. Temos uma equipe capaz de atender a demanda do dia a dia, mas a demanda de períodos sazonais nós precisamos dobrar a equipe”, acrescenta.

Ernani revelou, inclusive, que alguns médicos já o procuraram para pedir demissão do hospital devido à alta demanda. “Para que a situação não fique insustentável”, a direção precisou colocar um cartaz orientando os pacientes a buscarem a atenção básica já que o São Vicente não poderia atendê-los.

“De cinco da tarde às sete da manhã realmente os postos estão fechados, então a gente atende. Mas de sete da manhã às cinco da tarde é preciso que o município assuma o atendimento básico que tá vindo todo para o hospital que não está se negando de atender as pessoas. Aqueles casos que dão para ir aos postos de saúde a gente manda”, finalizou Ernani.

Robson Roque (Com informações do repórter Toni Sousa)

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis