Três mostras de cinema movimentam Interior do CE

Cinéfilos e admiradores da "sétima arte" terão a oportunidade de conferir, durante todo o mês de março, a programação especial desenvolvida pelas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Sobral. As películas fazem parte de projetos distintos, desenvolvidos por cada uma das unidades da entidade, e buscam despertar no espectador interesse por temas como ditadura militar e prestar homenagens em torno de datas especiais, como o Dia Internacional da Mulher, por exemplo.

Em Juazeiro do Norte a seleção reúne obras cinematográficas em exibições às quartas-feiras, sempre às 19h, com entrada gratuita. A abertura do projeto, intitulado Cinematógrapho, aconteceu no último dia 4, quando foi apresentado o filme "Cara ou Coroa". Na próxima semana, estará em cartaz o drama "Marighella", de Isa Grinspum Ferraz. O filme conta a história do líder comunista e parlamentar Carlos Marighella, que foi vitima de prisões e torturas.

Autor do Manual do Guerrilheiro Urbano, Mariguella chegou a ser considerado o inimigo número um do Regime Militar. O longa tem classificação indicativa a partir dos 14 anos.

Com direção de Chaim Litewshi, "O Cidadão Boilesen" tem exibição marcada para o dia 18 de março. Um documentário que tem como temática a revelação das ligações políticas e econômicas entre civis e militares no combate à luta armada. O filme traz, ainda, entrevistas e vasto material iconográfico e documentos até então secretos.

Já no dia 25, "A memória que me contam", de Lúcia Murat, mostrará o drama irônico envolvendo utopias derrotadas, terrorismo, comportamento sexual e a construção de um mito. Um grupo de amigos, que resistiu à ditadura militar, acompanhado de seus filhos, enfrenta o conflito entre o cotidiano de hoje e o do passado quando um deles está morrendo.

Em Crato, a mostra definida pelo projeto Cinemarama apresenta, na próxima terça-feira (9), o filme "César deve morrer", dirigido pelos irmãos Paolo e Vittorio Taviani. Classificado como um drama, é visto como um trabalho artístico, tendo sido filmado dentro do presídio de Rebibbia, em Roma, onde os internos preparavam a encenação da peça Julio César, escrita por William Shakespeare.

No dia 16, "Muito mais que um crime", do diretor Costa Gravas, traz a história da advogada criminalista Anne Talbot, que teve seu pai acusado de ter cometido centenas de crimes de guerra na Hungria, tendo sido ameaçado de deportação, ao qual saiu em sua defesa. O julgamento é levado para Budapeste e as evidências que surgem levantam sérias dúvidas sobre a inocência do pai da advogada.

Desafios
A mostra traz, ainda, no dia 23, a apresentação do longa "Depois da chuva". Baseado no último roteiro de Akira Kurosawa, o filme retrata a história de Ronin, um samurai sem mestre, que, ao lado da mulher Tayo, perambula de cidade em cidade em busca de emprego. Daí se desenrolam os desafios e dificuldades.

Já em Sobral, o Sesc apresenta uma seleção de filmes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Dirigido por Patrice Leconte, o filme "O marido da cabeleireira" entra em cartaz na sexta-feira da próxima semana, 13. Sucesso do cinema francês nos anos 1990.

No dia 20, a sessão fica por conta do filme "Um anjo em minha mesa". Baseada no relato autobiográfico de Janet Frame, a obra dirigida por Jane Campiom conta a história de uma ruiva tímida que é diagnosticada como esquizofrênica. Finalizando as exibições, no dia 27, o longa "A dama do Cine Shangai", de Guilherme de Almeida Prado.

Mais informações
Sesc de Juazeiro do Norte
Rua da Matriz, 227, Centro
(88) 3512-2532

ROBERTO CRISPÍM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis