Dicas para economizar a bateria do seu smartphone

A cada dia que passa, os celulares assumem mais e mais funções em nosso cotidiano. Telefonamos, enviamos e-mails, assistimos a vídeos, fazemos videoconferências, vemos fotos, acessamos a internet, enviamos mensagens e utilizamos diversos aplicativos - e com isso haja bateria! Quem nunca precisou fazer algo importante com o celular e percebeu que a bateria estava prestes a acabar? Para evitar situações assim, elaboramos este tutorial para auxiliá-lo a economizar a energia do seu smartphone ou tablet e assim não precisar passar por sufoco - ou pelo incômodo de ter que carregar o celular toda hora.

Diminua o nível do brilho da tela
O brilho da tela parece ser um item inofensivo, mas é o maior consumidor de energia de seu smartphone. Sempre que possível, reduza-o. Em ambientes fechados com boa iluminação, o nível do brilho pode ficar bem baixo; reduza-o sempre que possível e perceba a redução significativa do consumo de bateria do aparelho.

Desligue conexões de rede, Bluetooth, 3G e afins
As conexões consomem bastante energia, por isso fique atento sempre que não estiver utilizando esses recursos. Às vezes compartilhamos a internet do smartphone com outros dispositivos móveis, mas esquecemos de desabilitá-la depois do uso, isso faz com que a bateria se esvaia rapidamente. Isso também vale para conexões wi-fi, 3G Bluetooth, GPS e similares - é simples: se você não vai usar, não precisa estar ativado.

Não utilize papel de parede animado
Se você tem um celular com sistema operacional Android, com certeza já deve ter visto um papel de parede animado, também conhecido como papel de parede dinâmico. São realmente muito bonitos e produzem diversos efeitos interessantes no aparelho, mas infelizmente consomem muita energia. Para poupar a bateria do seu celular, substitua-os por wallpapers estáticos.

Utilize aplicativos para gerenciamento de bateria
Existem diversas opções de aplicativos e recursos para gerenciamento de bateria nos smartphones. Entre os apps mais usados do gênero podemos citar Juice Defender, Energizer, Battery Doctor, Battery Defender, ShutApp e GreenPower. O que estes e outros programas similares fazem é facilitar o gerenciamento de aplicativos e funções do seu celular ou tablet. Através deles, é mais fácil fechar programas, desabilitar conexões e alterar padrões de funcionamento que influenciam no consumo.

Mantenha a sincronização automática de notificações desativada
Atualmente é muito raro usuários de smartphone não terem acesso a pelo menos uma rede social, e a função de sincronização automática de mensagens e notificações foi pensada para que os usuários fiquem sempre atualizados, em tempo real, de interações e alertas dessas redes sem ter que abrir os aplicativos. O problema é que essa função é uma das principais vilãs no quesito consumo de bateria. Desativando ela, você poupa muita energia e prolonga a duração da bateria do seu celular - desligando a sincronização automática, você deve verificar seu e-mail e suas redes sociais abrindo os aplicativos em questão para ver se há novidades e mensagens.

Elimine os aplicativos inativos
Não esqueça de desinstalar aplicativos que você deixou de usar ou que ficam obsoletos por algum motivo. Muitas vezes mantemos muitos apps com funções similares entre si, que ocupam espaço e consomem baterias quando ativos (dependendo do aplicativo, pode ser que ele fique ativo em segundo plano no sistema e você nem perceba).

Seja precavido
Se você não tem condições de andar com o carregador do celular em sua bolsa, carregue consigo pelo menos um cabo USB, pois quando conectado a um computador ele poderá carregar o seu aparelho. Vale ressaltar que nesse caso o carregamento será mais lento do que quando feito pelo carregador original, mas já quebra um galho - e quando for utilizar cabos USB para carregar o aparelho pelo computador, priorize portas com USB 3.0, já que elas são bem mais rápidas do que as 2.0.

Por fim, você pode comprar um carregador adaptado ao acendedor de cigarros do carro. Assim você pode dar uma carga extra no seu aparelho enquanto vai de um lugar a outro.

Fonte: Zigg/UOL

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis