Crato continua apto a receber faculdade de medicina. Novos cursos não são oficiais, diz MEC

A instalação de cinco novos cursos de graduação em Medicina no Ceará, nos municípios de Iguatu, Crateús, Russas, Itapipoca e Quixeramobim ainda não está oficializada no Ministério da Educação. A informação foi repassada ao O POVO pela assessoria de comunicação do órgão. Por enquanto, os cinco municípios estão autorizados a pleitear o curso quando houver processo de seleção no Ministério.

Segundo o MEC, nos próximos meses deve ser aberto edital para que municípios se inscrevam para receber as faculdades e a expectativa é de que as cidades do Ceará sejam contempladas.

O anúncio da autorização para abertura dos novos cursos foi feito, hoje, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (Pros), durante sessão na Casa. Os deputados Ely Aguiar (PSDC) e Miriam Sobreira (Pros) chegaram a discutir sobre a escolha do município de Iguatu e a desclassificação da cidade do Crato. Na segunda-feira, 2, a deputada Miriam Sobreira (Pros) divulgou a escolha de Iguatu como anúncio do ministro Cid Gomes, ex-governador do Ceará.

“O MEC e o nosso ministro da Educação, Cid Gomes, aprovaram a autorização para a abertura de cursos de medicina nos municípios de Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas. É uma grande conquista para o nosso ensino superior”, ressaltou o presidente do Legislativo.

Para liberar um curso de Medicina, o MEC faz uma análise da estrutura dos municípios que pleiteiam a faculdade para autorizar o processo de implantação, que ocorre em etapa posterior à autorização. No final de 2013, o Ministério divulgou lista de municípios pré-selecionados para a implantação de cursos de Medicina por instituições de particulares de educação superior. Do Ceará, apenas o Crato figurava na listagem.

Fonte: O Povo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis