Crato (CE): Setor de Endemias trabalhando contra a dengue

Para evitar uma epidemia de dengue no Crato, basta a população colaborar com o Setor de Endemias da Secretaria de Saúde do Município.

A observação foi feita pelo coordenador do Setor, Antônio Esmeraldo, que diz que diariamente 55 a 60 homens vem trabalhando em diversos bairros da cidade no combate a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Segundo Antônio Esmeraldo este ano de 2015 foram feitas 22 notificações e apenas em dois casos era dengue.

Mesmo assim, ele adverte que a população deve tomar alguns cuidados, como limpar quintais, terrenos, casas, limpar também a caixa d’água e receber os agentes de endemias. Com essas medidas a dengue é combatida com maior eficácia.

Leia a entrevista com o coordenador do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde do Crato, Antônio Esmeraldo:

Como está o trabalho de combate a dengue no Crato?
Atualmente a situação da dengue no Crato é de apenas dois casos notificados e 22 notificações no total, isso, de janeiro para cá (março). Estamos com as equipes espalhadas em campo, todas trabalhando.  Já concluímos o primeiro ciclo e já iniciamos o segundo ciclo. A ideia é trabalhar de forma constante.

São quantos ciclos durante o ano?
São seis ciclos e como disse já estamos no segundo.

Como a população pode ajudar o setor de endemias para combater a dengue?
Pode  ajudar limpando, cuidando de sua casa, limpando quintais, evitar acumular lixo em casa e receber bem os agentes de endemias que estão fazendo o trabalho diário de ajudar a comunidade. Assim, se assim fizer sem dúvida nenhuma que quem fizer isso terá uma casa sem dengue.

O carro fumacê existe, ainda está sendo usado? Como está?
O carro fumacê só vem para o Município quando tem casos de dengue. Aqui tem um ou dois casos de dengue, temos o fumacê costal para a gente fazer o trabalho de num raio de 300 metros para fazer o bloqueio e evitar que a dengue se espalhe. Agora, se ampliar as notificações é que solicitamos o carro fumacê da Secretaria de Saúde do Estado.

Quando você fala nessas notificações são as registradas em postos e hospitais que notificam essas 22 ocorrências ou suspeitas?
Isso. 22 notificações e apenas 2 casos confirmados este ano. O outros 20 casos não eram dengue, apenas suspeita.

A que deve esses dois casos?
É que estamos trabalhando.  Trabalhando, com equipes fazendo supervisão e equipes espalhadas nos bairros. São de 55 a 60 homens diariamente trabalhando. Por isso, poucos casos no Crato.

Orientação para a comunidade
Segundo o coordenador do Setor de endemias, Antônio Esmeraldo, da Secretaria de Saúde do Crato é importante que as pessoas recebam os agentes de endemias em suas casas, e cuidem da casa, quintal e terreno baldio evitando assim a proliferação da dengue.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Um comentário:



  1. Prezados senhores, bom dia! Dois casos de dengue foram confirmados através de exames laboratoriais realizados no Laboratório Vicente Lemos. Duas crianças de 8 anos foram diagnosticadas, sendo que uma delas tem dengue pela segunda vez. Os exames foram realizados nos dias 29 e 30 de abril do ano de 2015. Tudo indica que o foco esteja localizado nas imediações da Rua Deodoro Gomes de Matos no Parque Grangeiro em Crato. Solicito providências ao Setor responsável. Para maiores esclarecimentos, ligar para Flaviana Morais - 96169319.


    ResponderExcluir

AddThis