Crato (CE): Secretaria de Saúde promove ações no Dia D de Luta Contra a Tuberculose

A Coordenação de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato vem organizando ações no contexto da Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose.

Desde a semana passada a coordenação desenvolve um trabalho intensificado no que diz respeito a treinamento especializado para profissionais da atenção básica, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família NASF e Centro de Referência em Assistência Social CREAS. Capacitações acerca da doença, sua caracterização, melhor forma de atendimento, acolhimento e tratamento adequado,

A coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato, Nágela Garcia esclarece que essas capacitações objetivam levar um aprendizado especifico sobre a tuberculose aos profissionais para que eles possam gerar um atendimento particularizado a pacientes com a doença “Com os ensinamentos adquiridos os profissionais de saúde conseguirão identificar os aspectos sintomáticos, respiratórios, bem como poderão realizar exames e direcionar o paciente para uma unidade básica de saúde onde o tratamento é oferecido de forma gratuita”.

É importante ressaltar que a Mobilização Social está com atividades diárias relacionadas ao tema em todas as unidades de saúde do município.

Os profissionais dos postos de saúde disponibilizam atendimento especializado, material educativo e orientação em relação ao tratamento.

Hoje, dia 24, o Dia D de Luta Contra a Tuberculose profissionais da Secretaria de Saúde estarão empreendendo uma ação onde serão abordadas pessoas em situação vulnerável, por exemplo, moradores de rua. Essa ação será realizada a partir das 18h no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA onde serão fornecidas orientações educacionais acerca da doença, contágio e tratamento, serão feitos exames e em seguida será servido um sopão.

O Secretário Municipal de Saúde Lucimilton Macedo destaca que o Crato está apto a receber ao pacientes em suasunidades de saúde para realização do diagnóstico clínico e laboratorial, “não custa nada, é grátis, assim como o tratamento” alerta.

Saiba mais sobre a doença
  • Qualquer pessoa pode ter tuberculose. A doença é causada por uma bactéria (Bacilo de Koch). Ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo.
  • Os principais sintomas são tosse por 3 semanas ou mais, cansaço, falta de apetite, suor noturno, febre baixa no final da tarde.
  • A transmissão é pelo ar. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço ou parte superior do braço, evitando usar as mãos.
Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis