Crato (CE): Reunião ampliada discute os direitos da pessoa idosa

O Conselho Municipal do Idoso do Crato em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou na última sexta-feira, 20, na unidade do SESC/Crato, reunião ampliada dos Direitos da Pessoa Idosa.

A reunião, segundo os organizadores, “foi um momento ímpar para a sociedade cratense, onde se teve a oportunidade de contribuir de modo significativo para a implementação de novas políticas públicas para a pessoa idosa, e possivelmente minimizar os efeitos sociais que assolam esse público, proporcionando condições dignas de vida na terceira idade”, disse Eugênio Silva.

A reunião se constituiu também como ato preparatório para que o município do Crato se habilite para participar efetivamente da tomada de decisões para a Conferência Regional dos Direitos do Idoso, que acontecerá no dia 17 de abril, no Sest/Senat. Durante o evento, o público foi brindado com uma bela apresentação cultural das mulheres da Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados. Em seguida, os convidados proferiram suas falas no sentido de ressaltar a importância de tais discussões.

O diretor da Proteção Social Básica e Segurança Alimentar da SMTDS, Eugênio Silva, falou sobre a gestão de programas, projetos e ações voltados para o atendimento da população idosa. “Foi necessário fazer um Estatuto para que as pessoas pudessem respeitar o que já era garantido na Constituição Federal, e ainda assim nos deparamos com muitos casos de desrespeito em transportes coletivos, vagas de estacionamento e muitos outros direitos que são violados. Negligenciar a pessoa idosa é crime”, afirmou Eugênio.

O Secretário Executivo do CMDI, Jucycler Ferreira, apresentou as deliberações da 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso do Crato, realizada em junho de 2011. Na ocasião, falou ainda sobre a legislação em vigor que beneficia direta e indiretamente a população idosa, além das verbas destinadas aos programas de proteção a esse público. Foram escolhidos ainda os delegados e suplentes para a Conferência Regional dos Direitos do Idoso. Também participaram da reunião, autoridades da área da assistência social, como a gestora da SMTDS, Elisangela Rodrigues, conselheiros, representantes do SESC, técnicos e coordenadores da SMTDS, além do público alvo.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis