Crato (CE): Instalação de Faculdade de Medicina será tema de audiência pública na AL

A instalação de Faculdade de Medicina neste município será tema de audiência pública na próxima sexta-feira (27), a partir das 14h30, no Complexo de Comissões Técnicas Deputado Aquiles Peres Mota, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL). A reunião atende requerimento do deputado estadual Zé Ailton Brasil, e tem como finalidade discutir as demandas ainda existentes, bem como a necessidade de maior envolvimento da classe política cearense, para que o município possa receber autorização do Ministério da Educação (MEC) para a instalação do curso em Crato.

Recentemente, a divulgação de que cinco municípios do Ceará estariam autorizados a oferecer novos cursos de Medicina, com exceção de Crato, repercutiu negativamente junto à sociedade local. Lideranças políticas e comunitárias se manifestaram em emissoras de rádio do Município e em redes sociais cobrando que o Poder Executivo municipal buscasse mecanismos para reverter a perda do curso. As informações, no entanto, foram desmentidas pelo MEC, que informou, posteriormente, que os municípios cujos nomes foram citados estavam aptos, apenas, a concorrer em processos de pré-seleção futuros.

No início deste mês, o líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Nobre Guimarães (PT), encaminhou nota aos veículos de comunicação esclarecendo que, até então, o único município cearense apto a receber um curso de Medicina seria Crato. Em janeiro deste ano, o então ministro da Educação, Cid Gomes, confirmou, em audiência com Guimarães a criação de uma faculdade de Medicina no Município. Conforme Cid, embora uma primeira inspetoria técnica tivesse descartado a possibilidade, em setembro do ano passado, houve continuidade do processo em atendimento ao interesse da população local.

O Ministério da Educação informou que deverá abrir, nos próximos seis meses, um novo edital para que municípios interessados em receber novos cursos de Medicina se inscrevam.

A reportagem apurou que, desde o ano de 2013, o município de Crato está habilitado para participar dos processos de pré-seleção. No ano passado, técnicos dos Ministérios da Saúde e da Educação realizaram vistorias no Município.

Na ocasião, apontaram déficit em relação ao número de leitos hospitalares demandados. Enquanto eram 242 vagas, Crato só dispunha de cerca de 140. Também foram levados em consideração critérios como necessidade social do curso para a localidade, estrutura da rede pública de saúde e a capacidade para se realizar o programa de residência médica na região. "Quando houve a inspeção, só foi feita a constatação dos leitos disponíveis nos hospitais São Raimundo e São Francisco. No entanto, observada a realidade da macro região do Cariri, o número de leitos é 510. A orientação recebida pelo Município, no entanto, é de que nós passemos a trabalhar com os 13 municípios que formam a micro região onde, inclusive, já se atinge o número de leitos determinados pelos ministérios", explicou a assessora técnica da Secretaria de Saúde de Crato, Aline Alencar. Conforme a assessora, o município já cumpriu todas as demandas do MEC estando, portanto, em plenas condições de receber a autorização para que o novo curso seja instalado. Ela avaliou que a audiência pública na AL poderá fortalecer esse trabalho.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis