Ceará recebe 121 novos profissionais do Mais Médicos

O Ceará recebeu, nesta terça-feira (3), 121 novos profissionais do Programa Mais Médicos, que devem atuar em Fortaleza e em municípios da Região Metropolitana a partir da próxima semana. Os selecionados participaram, nesta manhã, de recepção e orientação comandada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que veio à Capítal para divulgar a nova etapa do projeto.

Conforme Chioro, nas duas primeiras chamadas do Mais Médicos em 2015, foram ofertadas 528 vagas para 113 municípios cearenses. Destas, 514 já foram preenchidas, todas por médicos brasileiros. Segundo o ministro, por conta da alta adesão dos profissionais locais, é provável que não sejam convocados médicos estrangeiros.  A terceira chamada do ano está marcada para os dias 17 e 18 de março.

"O balanço deste ano é surpreeendentemente positivo porque, com apenas duas chamadas, 97% das vagas foram preenchidas por medicos brasileiros. Diferente das edições, onde tivemos uma participação muito pequena dos brasileiros, dessa vez, muito provavelmente, não será necessário chamar médicos estrangeiros", afirmou Chioro. Conforme Chioro, em 2015, serão realizados processos seletivos de médicos para o programa a cada três meses.

Municípios
Os novos profissionais atuarão nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Cascavel, Pacatuba, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Maranguape e São Gonçalo do Amarante. O trabalho deve começar ainda nesta semana.

Presente no evento, o governador do Estado, Camilo Santana, destacou que os municípios contemplados com os novos profissionais já possuem médicos atuando pelo programa. "Será um reforço, para garantir que consigamos chegar à universalidade do atendimento da atenção básica em todos os municípios", afirmou.

Fortaleza será a cidade com o maior número de médicos, totalizando 50 profissionais. Segundo o prefeito Roberto Cláudio, a nova remessa será importante para aumentar a cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF). "Desde o início do programa, já recebemos 234 médicos. Com isso, estamos quase triplicando a cobertura das equipes de PSF", frisou.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis