Anúncio de implantação de faculdade de medicina na região Centro Sul gera repercussão

O anúncio de implantação de uma Faculdade de Medicina nesta Cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, feito pelo ministro da Educação, Cid Gomes, obteve ampla repercussão entre os moradores, estudantes, lideranças políticas e comunitárias. O tema rapidamente foi ampliado em emissoras de rádio locais, nas redes sociais e gerou até disputa entre duas alas partidárias locais - cada uma mostrando que trabalha em prol do empreendimento.

Além de Iguatu, o estudo do Ministério da Educação (MEC) prevê autorização para implantação de cursos privados de Medicina em Quixeramobim, Crateús, Itapipoca e Russas. No ano passado, houve permissão para implantação de uma Faculdade de Medicina na cidade do Crato, na região do Cariri, que ainda está pendente.

Ontem, pela manhã, houve queima de fogos nas ruas de Iguatu para festejar o anúncio feito pelo ministro Cid Gomes. A deputada estadual, Miriam Sobreira (PROS), comemorou a decisão e ressaltou que apresentou diretamente ao ex-governador do Ceará reivindicações para a implantação de uma Faculdade de Medicina em Iguatu.

"O ministro ligou para mim dando essa notícia, que recebi com grande alegria, pois estamos trabalhando para trazer melhoria para os setores de Educação, de Saúde e para a vida dos cearenses", frisou. "Somos aliados do ex-governador e do atual ministro e lutamos por viabilizar essa faculdade para Iguatu".

Miriam Sobreira observou que havia uma enorme expectativa entre as lideranças locais e estudantes da região Centro-Sul acerca da vinda da Faculdade de Medicina para esta cidade. "A decisão do MEC contempla Iguatu, mas é preciso que o Município atenda aos requisitos exigidos, ofereça as condições necessárias", frisou a deputada. "Uma cidade não compete com outra".

Autorizada pelo MEC, em 2014, a cidade de Crato está em fase de adequação dos critérios estabelecidos pelo MEC e pelo Ministério da Saúde. Um dos pontos é a criação de novos leitos hospitalares e a abertura de maior número de postos de atendimento médico para a população. A implantação da tão sonhada Faculdade de Medicina permanece pendente.

Em Iguatu, nos últimos três anos, várias mobilizações - caminhadas, audiências públicas e concentrações - foram realizadas com o objetivo de reivindicar do MEC autorização para instalação de uma Faculdade de Medicina, implantação de um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), ampliação da oferta de cursos em nível superior, a conclusão e inauguração das obras do campus multi-institucional da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Faculdade de Tecnologia (Fatec).

A última mobilização ocorreu em junho de 2014, quando milhares de estudantes e dezenas de lideranças políticas e comunitárias percorreram ruas desta Cidade, após o anúncio de que a cidade de Crato, na região do Cariri, ganharia uma Faculdade de Medicina. O deputado estadual, Agenor Neto (PMDB), lembrou que, desde 2003, quando exerceu o primeiro mandato parlamentar, sempre promoveu mobilizações reivindicando a ampliação da oferta de cursos de nível superior nesta Cidade. "Consegui trazer cursos da Urca, quando era deputado, e, na função de prefeito, durante oito anos, a nossa luta foi a favor de um campus federal e da Faculdade de Medicina", destacou.

O parlamentar, entretanto, mostrou-se preocupado, considerando que outros anúncios foram feitos e não cumpridos, pelo governo federal. Citou, como exemplo, a Refinaria Premium II. "Estamos calejados, cansados de anúncios não cumpridos", frisou. "Não podemos nos acomodar. Precisamos permanecer mobilizados para a consolidação da Faculdade de Medicina".

O deputado federal Odorico Monteiro (PT) disse ser a favor da implantação de um curso de Medicina nesta cidade. "Mesmo que, inicialmente, alguns critérios não sejam atendidos, é um processo que se vai construindo ao longo dos anos, como ocorreu em Sobral e em Barbalha, quando receberam cursos de Medicina da UFC", observou. "Laboratórios, salas de aula, leitos regulares e de UTI foram alcançados posteriormente".

Cursos
Atualmente, o Município oferece cursos de licenciatura em Letras, Pedagogia, Matemática e Física, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), unidade da Universidade Estadual do Ceará, e de Direito, Enfermagem, Educação Física e Economia pelo campus da Universidade Regional do Cariri, além de outros cursos ofertados pela UVA e por instituições privadas.

Em abril próximo, deve ser inaugurado um moderno campus multi-institucional, que já está concluído e equipado. A unidade vai abrigar cursos ofertados pela Universidade Regional do Cariri; Universidade Estadual do Ceará e da Faculdade de Tecnologia.

Mais informações
Campus da Urca em Iguatu
Fone: 3581- 3552

Campus da Uece em Iguatu
Fone: (88) 3581- 4558

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis