9 dicas para vencer qualquer discussão

Se você usa redes sociais deve ter percebido que os debates ideológicos ganharam mais presença e força. No Facebook, por exemplo, é comum ver um post de política com vários comentários defendendo ou acusando partidos e pessoas. A plataforma garante o livre embate de ideias e isso ótimo. Mas será que suas ideias poderiam ser melhor expostas? O site lifehacker montou um guia para se tornar o mestre da argumentação. Fizemos uma lista com as dicas mais importantes. Confira:

1. Seja confiante
Se você quer ser um mestre da argumentação, o primeiro passo é confiar em si mesmo. Agir com confiança dá a impressão de que você realmente sabe o que é certo desde o início, mesmo sem ter total certeza dos fatos.

Um artigo comprovou que pessoas confiantes têm mais credibilidade em um debate. É isso mesmo, você pode não fazer ideia do que está falando, mas agir com confiança pode mudar o modo que seu argumento é visto - basta assistir o horário eleitoral.

2. Evite argumentos generalistas e sem fundamento
Vencer um argumento muitas vezes se resume a quem pode ir mais longe sem se contradizer. Mantenha uma boa lógica e persuasão. Não use algum fato fora de questão como argumento para o ponto onde você quer chegar. Também não generalize um caso.

3. Tenha conhecimento de causa
Confiança não é tudo em um debate. O conhecimento é que valida um bom argumento. A melhor coisa que você pode fazer antes de uma discussão de ideias é se preparar. Você não vai pra guerra sem armas, não é mesmo? Pesquise, leia, estude, converse com especialistas do tema. Já dizia ET Bilú: “busquem conhecimento”.

4. Tenha calma e seja educado
Seu comportamento pode ser suficiente para provar que a outra pessoa está errada. Tenha respeito pelo seu adversário. Não faça movimentos de negação com a cabeça enquanto ele fala, mesmo que o argumento pareça totalmente sem sentido.

Faltar com a educação pode desqualificar suas ideias, por melhores que elas sejam. Também vale lembrar o óbvio: um debate de ideias é apenas debate de ideias. Não parta para violência - física ou verbal. Aliás, não corte a fala do seu adversário.

5. Peça para seu adversário explicar seu ponto de vista
Este é um passo importante para a vitória. Quando questionados sobre o ponto de vista, seu adversário provavelmente se sentirá intimidado. É o momento ideal para encontrar brechas. Além disso, é uma oportunidade para seu concorrente se enrolar com a fala e estragar seu próprio argumento.

6. Não perca a linha
Não seja teimoso. Se um argumento contrário ao seu realmente fez sentido, não fique nervoso e exploda. O reconhecimento também é uma virtude. Perder uma batalha não significa perder a guerra. Você não pode obrigar os outros a pensar como você. Não esqueça o item 4 e mantenha o respeito.

7. Foque no tema
Se o embate é sobre política, fale sobre política. Se o embate é sobre futebol, fale sobre futebol. E assim por diante. Manter-se totalmente focado pode parecer difícil, mas muitas vezes é o que determina a vitória do seu argumento. Se você perceber que o seu adversário está mudando de assunto, pode ter certeza de que ele sabe que está perdendo.

8. Procure pessoas que concordem com você
Se você está discutindo com alguém dentro de um grupo de amigos, procure aqueles que concordam com seu ponto de vista. Mesmo que seu argumento não seja dos melhores, o apoio é fundamental para validar suas ideias. Além disso, ter a confiança dos amigos é essencial - não só em debates ideológicos.

9. Mude seu conceito sobre vitória
Como termina um debate ideológico? Existe mesmo um vencedor e um perdedor? Você não pode mudar a mente da outra pessoa, mas pode mudar a sua. Se você mudar o seu conceito sobre vencer, as possibilidades serão infinitas. Vencer pode ser resolver o conflito pacificamente. Ou até mesmo adquirir mais conhecimento através de outros pontos de vistas que você nunca pensaria se seu adversário não argumentasse contra suas ideias.

Fonte: Galileu (Via Lifehacker)

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis