UFC: Anderson Silva testa positivo para novo exame antidoping

Oito dias depois de ser flagrado no exame antidoping pelo uso dos anabolizantes drostanolona e androsterona, Anderson Silva voltou a testar positivo para substâncias proibidas. O resultado do exame antidoping feito pelo lutador no dia 31 de janeiro, data de sua vitória sobre Nick Diaz no UFC 183, em Las Vegas, nos Estados Unidos, deu positivo. O exame ainda não foi oficialmente divulgado pela Comissão Atlética de Nevada, mas seu resultado foi antecipado pelo site especializado "MMA Junkie". As substâncias encontradas no exame não foram divulgadas.

Este é o segundo resultado positivo em três exames realizados por Anderson Silva. O primeiro aconteceu no dia 9 de janeiro, quando Anderson foi flagrado pela primeira vez no antidoping. Em outro exame, feito em 19 de janeiro, não foram encontradas substâncias proibidas no sangue do lutador brasileiro.

Com o novo resultado positivo, Anderson deve ser suspenso por um período entre nove meses e dois anos. Isso pode até abreviar o fim de sua carreira, já que o Spider tem 39 anos e havia revelado após a luta contra Nick Diaz que a família lhe pedira para se aposentar. Logo após a divulgação do primeiro caso de doping, Anderson disse que iria se pronunciar "no momento exato".

O Spider também foi afastado do reality show TUF Brasil 4, do qual seria um dos treinadores. Ele foi substituído pelo amigo Rodrigo Minotauro. O afastamento do programa, veiculado pela TV Globo, foi um pedido da Comissão Atlética de Nevada (EUA).

Depoimento na terça
Anderson poderá pedir a contraprova desse novo exame até o dia 3 de março, mas o novo resultado positivo praticamente sepulta as suas chances de ser absolvido. Quando o primeiro teste deu positivo, Anderson pediu que a contraprova do seu exame fosse feita em outro laboratório que não o Sports Medicine Research & Testin Laboratory (SMRTL), onde foi feito o teste do lutador. Mas a solicitação foi negada porque isso não atendia aos padrões determinados pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

Na próxima terça-feira, Anderson será ouvido pela comissão de Nevada. Esta será a primeira etapa do julgamento do lutador. A tendência é que o Spider peca a bolsa da luta de cerca de US$ 800 mil (R$ 2,295 milhões) e tenha o resultado do combate alterado de vitória para "sem resultado", pois o seu adversário também foi flagrado no exame antidoping, mas pelo uso de maconha.

Fonte: O Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis