PT quer que procuradoria apure corrupção na Petrobras na era FHC

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), e um grupo de deputados do partido, entregaram nesta quarta-feira (11) à vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, um pedido para que o Ministério Público investigue casos de corrupção e o pagamento de propina na Petrobras no período em que Fernando Henrique Cardoso foi presidente da República (1994-2002).

No pedido, os deputados alegam que o Ministério Público estaria fazendo uma investigação "dirigida e ilegal" com fins "político-partidários" nos processos da Lava Jato. Na opinião dos deputados, procuradores que atuam no caso não teriam questionado de forma correta o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco.

Em delação premiada ao Ministério Público Federal, Barusco disse que começou a receber propina ainda em 1997.

"Causa surpresa e estupefação que, diante da extrema gravidade dos fatos relatados pelo declarante –que revelam a origem do pagamento de propinas na Petrobras– não tenha havido qualquer indagação nem aprofundamento pelos agentes de investigação", diz o pedido.

Como parte dos processos corre em sigilo, os deputados fazem ressalva para a eventualidade de investigações sobre o período já estarem sendo feitas. Nesse caso, pedem que os resultados e cópias dos autos sejam fornecidos ao PT.

Após a entrega do pedido, feita a Ela Wiecko no intervalo da sessão do STF (Supremo Tribunal Federal), o líder Machado disse que a procuradora se comprometeu a entregar o pleito ao chefe do Ministério Público, Rodrigo Janot.

Fonte: Folha.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis