Número de casos de dengue notificados cresce 14% no Ceará

O ano de 2015 já começou com alerta para as autoridades de saúde locais. Dados do Ministério da Saúde divulgados no último sábado (7) revelaram que o número de casos notificados e a incidência de dengue no Ceará neste mês de janeiro tiveram aumento em relação ao igual período de 2014. Entre os dias 1º e 31, o Estado registrou um total de 1.178 notificações da doença, cerca de 14% a mais do que em janeiro do ano anterior, quando foram contabilizadas 1.031. Hoje, segundo o órgão, o Ceará possui o maior número de suspeitas da infecção no Nordeste.

Em paralelo, a taxa de ocorrência da dengue nos municípios cearenses subiu de 11,7 casos a cada grupo de 100 mil habitantes em 2014, para 13,3 neste ano, a segunda mais alta da região, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte. Conforme as informações do Ministério, a cidade de Hidrolândia, na serra da Ibiapaba, ocupa a 15ª posição no ranking dos municípios brasileiros com as maiores incidências da doença. Na localidade, a proporção é de 1.347 casos para cada 100 mil pessoas.

Segundo Neilson Rolim, supervisor do Núcleo de Controle de Vetores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), essa elevação de índices pode ser explicada pela estiagem prolongada que vem atingindo o Ceará nos últimos anos.

Ele explica que o armazenamento inadequado de água pelas famílias facilita a formação de ambientes propícios à reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também das febres amarela e chikungunya.

Responsabilidade
"Por necessidade, as pessoas estão acumulando água em depósitos convencionais ou em qualquer objeto que tenham em casa. Mas é preciso ter responsabilidade, proteger esses recipientes com uma lona, uma rede", afirma Rolim.

Apesar do aumento, o supervisor alega que a situação da doença no Estado está controlada. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em janeiro de 2015, somente um caso grave de dengue foi registrado no Ceará, contra os 11 somados em igual período do ano passado. Destes, seis foram de Dengue Grave e cinco de Dengue com Sinais de Alarme.

Neilson Rolim afirma que a Sesa está acompanhando as estatísticas para antecipar ações de prevenção nos locais mais afetados. No último sábado, foi realizado, em todo o Estado, o Dia D de combate à dengue e à febre chikungunya, no qual a população foi incentivada a eliminar os criadouros do mosquito transmissor dentro das casas.

Já a partir de hoje até o próximo dia 14, 21 municípios participarão da Operação Fumacê, que irá pulverizar as áreas de maior concentração de pessoas durante o Carnaval deste ano. Veículos com equipamentos Ultra-Baixo Volume (UBV) e equipes portando máquinas costais motorizadas devem passar por 7.739 quarteirões nas cidades de Fortaleza, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Camocim, Itapipoca, Icapuí e outras.

O fumacê consiste na liberação, via aérea, de gases que atingem os mosquitos adultos em voo. Segundo a Sesa, cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti são encontrados dentro do ambiente domiciliar.

Prevenção
"Normalmente, eles ficam alojados embaixo das mesas e atrás das geladeiras. Uma das nossas preocupações é que pessoas vindas de fora estejam infectadas e deixem os mosquitos do Estado contaminados, podendo transmitir a doença para a população. Por isso, pedimos que todos abram as portas e janelas para que o fumacê possa entrar", solicita o supervisor da Secretaria de Saúde.

A Operação Fumacê continua após o Carnaval, entre os dias 23 e 28 de fevereiro, percorrendo os mesmos quarteirões. Rolim reitera, ainda, a importância da colaboração por parte de todos os cearenses.

Cuidados como não acumular água em casa, colocar o lixo em sacos plásticos e mantê-los fechados, encher as bordas de pratos de plantas com terra, e manter a caixa d'água fechada podem fazer a diferença.

VANESSA MADEIRA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis