Mais de 70 mil eleitores podem ter título cancelado no CE

No Ceará, 70.536 eleitores estão em situação irregular, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo a resolução publicada no dia 20 de fevereiro pelo Tribunal Superior Eleitoral, os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência às urnas nos três últimos pleitos têm de 2 de março a 4 de maio para regularizar a situação ou terão o título cancelado.

De acordo com o TRE, a lista dos eleitores em situação irregular, com nome e número do título eleitoral, já está disponível nos cartórios eleitorais para consulta.  Confira os endereços dos locais de atendimento. O eleitor ainda pode verificar a situação da inscrição eleitoral por meio do site do TRE-CE. A consulta ainda pode ser feita por meio do Disque-Eleitor (148). A Justiça Eleitoral lembra que não fará nenhum tipo de notificação ao eleitor em situação irregular.

Os eleitores em situação irregular são os que não votaram em três pleitos consecutivos, sendo considerados como pleitos diferentes o primeiro e segundo turnos de uma eleição. Os eleitores de municípios cujas eleições foram anuladas por decisão judicial devem ficar atentos, já que estas não são computadas para definir a situação do eleitor.

Os eleitores com voto facultativo ou com deficiência que torne impossível o cumprimento das obrigações eleitorais não precisam se preocupar com o prazo. Nestes casos, os títulos de eleitores não estão sujeitos a cancelamento.O eleitor que tiver o título cancelado fica irregular perante a Justiça Eleitoral e sofre limitações estabelecidas pela legislação eleitoral, como obter CPF, passaporte e tomar posse em cargo público.

Fonte: G1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis