Crato (CE): Secretaria de Saúde realiza ação educativa preventiva de combate a leishmaniose

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio dos setores da Estratégia de Saúde da Família e Epidemiologia realizam amanhã, 13,  pela manhã na Organização Não Governamental ONG Beatos, no Belmonte, um momento educativo de prevenção e combate a Leishmaniose.

Na ocasião será proferida palestra para a comunidade do bairro com o Dr. Walter Esmeraldo, clínico geral que irá disponibilizar informações sobre a doença. Formas de prevenção, combate e tratamento, bem como estará a postos para dúvidas e questionamentos dos presentes.

De acordo com a Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Kênia Figueiredo, a preocupação da equipe de profissionais que desenvolvem essas ações é conseguir chegar ao maior número de pessoas possível para que a comunidade fique informada e consequentemente mais forte para se prevenir e combater a leishmaniose.

A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo. A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos.

As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis