Crato (CE): Secretaria de Saúde do município intensifica combate a leishmaniose e quer ajuda da população

O aumento da incidência de casos de leishmaniose em Crato vem sendo  resolvido pelo programa de combate à doença.  De acordo com o coordenador do Centro de Zoonoses, veterinário Ricardo Pierre, as atividades são organizadas de forma diária “São duas equipes em campo e uma no Centro de Zoonoses realizando as ações de pesquisa, exames, administração de armadilhas para o mosquito e borrifação.

Outra ação da equipe é o trabalho de informação sobre as formas de contaminação da doença feita para as comunidades.  Dr. Ricardo ressalta que para a eficácia das atuações das equipes a comunidade de uma forma geral tem que se conscientizar em relação aos cuidados.  A conscientização das pessoas de não deixar acumular matéria orgânica em decomposição que servem de criadouros para o mosquito deve ser constante. Limpar os quintais e destinar corretamente os lixos orgânicos são essenciais nesta batalha contra o mosquito transmissor.

Dentro de um plano de ação a Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica e Mobilização Social continuarão articulando localidades de todo o município para que informações importantes cheguem a todos.

O secretário de Saúde do Município, Lucimilton Macedo, alerta sobre a importância dessa parceria com a sociedade, e ressalta que as equipes com profissionais especializados estão em ação continua e que já foi solicitado ao Governo do Estado o aumento do numero de kits para sorologia dos cães.

A Secretaria de Saúde do Crato  já fez a barreira nos bairros onde se registrou pessoas com a leishmaniose e está também fazendo aos exame nos cães suspeitos de ter a doença.

Lucimilton Macedo lembra que os casos registrados em Crato são preocupantes, mas serão solucionados com as ações realizadas até agora pelas equipes técnicas da secretaria.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis