Crato (CE): Comércio informal amplia vendas no Largo da RFFSA

Empreendedores informais estão tendo a oportunidade de expor e comercializar seus produtos durante uma ação que acontece mensalmente no Largo da RFFSA, neste município. Trata-se da Feira Cariri Criativo, desenvolvida por meio do Programa de Extensão de Economia Criativa do Cariri, em parceria com o Birô Cariri, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

A ação acontece desde novembro do ano passado e, além da oferta de produtos aos consumidores, também possibilita a exposição de trabalhos artísticos e culturais desenvolvidos pelos participantes do programa.

Criada a partir de uma demanda identificada durante a realização do I Cariri Criativo - I Encontro de Empreendedores Criativos do Cariri, a ação já conta com a montagem de, pelo menos, 14 barracas nas datas em que ocorre. Os produtos dispostos são variados. No local, é possível encontrar peças de artesanato, louças, bijuterias, bolsas, alimentos naturais, discos em vinil e livros antigos, peças de vestuário, dentre outros artigos.

"A necessidade em torno da realização da feira partiu dos próprios empreendedores, durante encontro realizado em setembro do ano passado. Naquele momento, já se identificava a necessidade da criação de um espaço alternativo de comercialização dos produtos por eles produzidos", explicou a professora do curso de design da UFCA, Cléo do Vale.

Fomento
Segundo Cléo, uma rede de empreendedores criativos foi formada com a finalidade de criar mecanismos e estratégias de fomento às atividades informais. A rede é composta por empreendedores dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

"A primeira ação dessa rede foi justamente a criação deste espaço alternativo. A feira é também um importante espaço de socialização e fortalecimento dos laços afetivos entre os empreendedores criativos", avalia a professora.

Cléo observa, inda, que a realização da Feira Cariri Criativo como importante instrumento de desenvolvimento econômico para o município de Crato.

"Não há dúvida em relação a isto. Esse mercado informal não existia na cidade na forma como hoje vem sendo desenvolvido. Hoje, há uma alternativa comercial para que os empreendedores exponham e comercializem seus produtos. Essa ação também resulta no fortalecimento da própria rede de empreendedores no município", afirmou Cléo do Vale.

Com o crescimento das oportunidades, a partir da realização da Feira Cariri Criativo, os integrantes e a coordenação do projeto já pensam em realizar a segunda edição do Encontro de Empreendedores Criativos do Cariri. O evento, que está previsto para o próximo mês de agosto, debaterá as demandas e demais questões de interesse da categoria.

Para fortalecer o setor, está sendo trabalhada a realização do nucleamento e do georreferenciamento, em plataforma virtual, dos grupos de empreendedores virtuais existentes, a princípio, nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. "A intenção é expandir, futuramente, este georreferenciamento a todos os municípios da região. A partir da existência de plataformas que garantam o conhecimento e a identificação dos locais onde existam empreendedores criativos, haverá maior facilidade de criação de ações que possam fortalecer ao setor", concluiu a professora.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis