Projeto do Enem online começa em fevereiro

O projeto de tornar online a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), encabeçado pelo ex-governador do Ceará e agora ministro da Educação Cid Gomes (Pros), deve ter início já em fevereiro, com o lançamento de edital para formar um banco de questões que irão compor o exame.

A informação foi dada ao O POVO pelo próprio ministro, no último sábado, após participar do Pré-Carnaval de Fortaleza acompanhado do prefeito Roberto Cláudio (Pros).

Cid Gomes falou sobre dois projetos importantes para a Educação e também sobre a mudança de partido. Em relação aos projetos, o ministro afirma já ter conversado com a presidente Dilma Rousseff. São eles um programa de valorização dos diretores de escola e a transformação do Enem em uma prova online.

Cumprindo sua primeira agenda oficial no Ceará, o ex-governador participa nesta segunda-feira (26), da inauguração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) em Itapipoca (a 147,3 quilômetros de Fortaleza).

Enem na Internet
O que era apenas “uma ideia” deve começar a tomar forma ainda em fevereiro, assegura o ministro, com o lançamento de edital para que professores enviem questões para formar o banco de dados a ser acessado pelos alunos durante o exame.

A expectativa, ressalta o ministro, é formar um cadastro de “20 a 25 mil questões”. Também está prevista uma gratificação para os professores que contribuírem com o banco, explicou Cid.

O Enem online foi uma das primeiras propostas anunciadas pelo novo ministro. Um dos principais questionamentos é sobre a infraestrutura para a aplicação do exame. O novo exame não seria aplicado em um único final de semana, e os estudantes poderiam fazer a prova em terminais de computadores em locais credenciados, conforme a proposta.

Cid frisou que a infraestrutura do Enem online será discutida “em um segundo momento”. “(A infraestrutura) vai ser mais fácil do que a prova atual, com milhares de alunos fazendo a prova em papel, no Brasil todo, ao mesmo tempo”, defendeu.

O ministro não disse se o novo formato do Enem deve ser utilizado no exame deste ano nem falou sobre detalhes do projeto de valorização dos diretores de escolas.

Na manhã desta segunda-feira (26), além de Cid Gomes, o governador Camilo Santana (PT) deve estar presente na inauguração do IFCE de Itapipoca, além do reitor da instituição, Virgílio Araripe.

No local, os servidores do IFCE promoverão ato público contra a precarização dos institutos federais e a favor do atendimento a reivindicações dos funcionários.

Saiba mais
Atualmente, o Enem é realizado uma vez por ano, com provas presenciais aplicadas simultaneamente em todo o País, durante dois dias consecutivos. Ano passado, 8,7 milhões de estudantes participaram da prova após pagar valor individual de R$ 52 reais, o que soma mais de R$ 450 milhões por edição.

A proposta de Cid é oferecer ao aluno a possibilidade de prestar o exame mais de uma vez, valendo a melhor nota.

A prova seria oferecida em diversos locais do País, em salas estruturadas para a aplicação do exame. Além disso, é proposto que as questões sejam abertas para consulta pública. “Se o aluno conseguir decorar oito mil questões de matemática, é um gênio”, brincou Cid.

O modelo se inspira no SAT, exame realizado nos EUA que permite a aplicação de questões distintas de forma simultânea.

Fonte: O Povo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis