Juazeiro do Norte (CE): Obra no Aeroporto pode ser inviabilizada por conta de 'obstáculos'

Uma das reformas mais esperadas para o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, pode ser inviabilizada por conta de algumas irregularidades no espaço aéreo do local, apontadas pelo Comando Aéreo Regional (Comar). Oito torres de empresas de telefonia móvel, a antena da Rádio Vale FM e a torre do Santuário de São Francisco terão que ser reduzidos ou removidos para que o projeto de ampliação da pista e construção da nova estação de passageiros do aeroporto Regional do Cariri possa ser iniciado. Os obstáculos precisam ser contornados dentro de um prazo de 30 dias.

Na última terça-feira (20), o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Nilson Suassuna, esteve reunido com o prefeito Raimundo Macedo (PMDB) e secretários municipais para tratar do assunto.

Arquivamento
As determinações, conforme o Comar, são para rebaixar alguns equipamentos e construções que invadem o espaço aéreo, representando riscos para a navegação das aeronaves. E, caso isso não seja resolvido, segundo o coordenador de Turismo de Juazeiro, o projeto de ampliação pode ser arquivado.

"Estamos correndo contra o tempo, enviando notificações para as empresas de telefonia móvel que operam em Juazeiro e que não compareceram à reunião com o Comar, nem se manifestaram até agora. Se não cumprirmos o prazo que nos deram, nem sei o que pode acontecer", lamenta Celestino.

Ainda segundo ele, existem antenas de telefonia com até 36 metros acima do que seria permitido e o Ministério Público Federal (MPF) será avisado sobre as notificações.

Celestino revela que oito árvores altas em torno do campo de pouso também devem ser removidas do local atual pela Prefeitura e passarão por replantio em outro ambiente. Ao todo, conforme o coordenador, eram 50 obstáculos em desconformidade ao plano de segurança do Comar e pelo menos 32 deles já foram corrigidos. A direção da Rádio Vale FM já garantiu a realocação de sua antena para outro local e os responsáveis pela torre do Santuário dos Franciscanos também deram uma sinalização positiva quanto à adequação.

Remoção
Das operadoras de telefonia, apenas a TIM enviou representante para a reunião. As demais (Vivo, Claro e OI) não compareceram nem se manifestaram até o fechamento desta edição.

"As notificações das antenas estão sendo feitas pela Secretaria de Infraestrutura, por causa da altura; e pela Autarquia de Meio Ambiente (Amaju), pois elas não possuem licença ambiental", denuncia Celestino.

A ampliação da pista do Aeroporto Regional do Cariri é uma das mais importantes obras para que Juazeiro do Norte possa receber uma maior demanda, tanto de aviões de grande porte, quanto cargueiros, o que possibilitaria mais desenvolvimento para a região.

Capacidade
O Orlando Bezerra passou por reforma recentemente e teve sua capacidade de usuários por ano duplicada, passando de 400 mil para 800 mil passageiros.

O investimento total para a construção dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), os terminais provisórios, foi de R$ 2,1 milhões e, segundo a Infraero, haverá melhorias relacionadas à segurança, área de manobra e pista de táxis, o que fornecerá melhor infraestrutura aeroportuária a Juazeiro.

O aeroporto é um dos principais instrumentos para o desenvolvimento econômico da região e recebe voos das companhias Gol, Azul e Avianca.

Mais informações
Prefeitura de Juazeiro do Norte
Rua São Pedro, s/n
Centro
Juazeiro do Norte
Fone: (88) 3566-1029

MIRELLY MORAIS
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis