Juazeiro do Norte (CE): Após paralisação, alunos da Urca voltam às aulas

Depois de mais de três meses de paralisação, cerca de 10 mil alunos em 17 cursos superiores voltou às aulas nesta segunda-feira (19) na Universidade Regional do Cariri (Urca), em Juazeiro do Norte. Após assembleia na semana passada, a maioria dos professores aceitou a proposta do Governo do Estado de voltar ao trabalho para que haja concurso público com vagas efetivas. Segundo o vice-reitor da Urca, Patrício Melo, serão pelo menos 62 vagas de imediato para o Cariri.

O calendário universitário está atrasado em pelo menos seis meses. O Centro de Artes da Urca foi o único que não retomou às atividades depois da greve na manhã desta segunda-feira. Segundo alunos e professores, seriam necessários pelo menos 12 docentes efetivos para os cursos de artes visuais e teatro, mas o quadro atual conta com dois em cada um deles para mais de 450 estudantes do Centro de Artes.

De acordo com a Urca, o colegiado, formado por professores e coordenação, decidiu retomar as atividades no dia 26 de janeiro. Com professores efetivos e substitutos, o curso de Artes Visuais volta com apenas quatro docentes e o de Teatro, com cinco. "A luta ainda não cessou. Estamos esperando que a greve ainda tenha o impacto com professores efetivos e também estrutura", afirmou o estudante de Artes Visuais, Ras Luna.

"Nós colocamos toda a equipe administrativa da universidade para, na maior brevidade possível, dá encaminhamento à publicação de edital e, naturalmente, o processo de seleção para professor efetivo da Urca", afirmou o vice-reitor da universidade.

Fonte: G1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis