Jardim (CE): Escola ensina música a pessoas carentes

Um projeto desenvolvido em uma escola pública deste município, com o apoio da gestão local, está preparando jovens carentes para o mundo das artes e da cultura. Efetivada há pouco mais de seis anos, a Escola de Música de Jardim já formou cerca de 220 novos profissionais, por meio da realização de oficinas de aprendizagem, nas modalidades de teclado, violão, flauta doce e acordeom.

As atividades são realizadas nas dependências da Escola de Ensino Fundamental Doutor Romão Sampaio, divididas por faixas etárias e em períodos distintos. Para crianças de 6 a 11 anos de idade, as aulas são ministradas visando o ensinamento da flauta doce. Aulas de violão são oferecidas para alunos de 12 a 35 anos, mesma faixa etária para quem quer aprender a tocar acordeom e teclado.

Atualmente, o projeto conta com 91 alunos. Para participar das aulas, os estudantes precisam possuir apenas interesse em aprender. Os instrumentos utilizados durante as aulas são de propriedade da escola onde o projeto funciona. Alguns alunos, no entanto, também já possuem instrumentos próprios.

Uma associação comunitária foi formada pelos pais dos jovens aprendizes para fortalecer e garantir a manutenção das aulas e facilitar a compra do material. O custo é totalmente pago pela Prefeitura.

Talentos
O conhecimento oferecido na Escola de Música de Jardim é repassado pelo maestro Expedido Rodrigues, fundador do projeto. Segundo ele, que reside no município desde o ano de 2008, quando foi convidado para gerenciar uma banda de forró que existia na cidade, o trabalho tem contribuído para que muitos jovens encontrem uma profissão, não apenas pelo aprendizado adquirido, mas, sobretudo, pela descoberta do amor à música e ao instrumento escolhido.

"Há verdadeiros talentos aqui em Jardim. Muitos dos alunos que passaram pelo projeto hoje trabalham como músicos e, em alguns casos, até nos ensinam algo novo, vez ou outra", diz, contente, o maestro.

O ex-aluno João Saraiva, 16, é um dos exemplos citados por Expedito. Considerado o mais aplicado, foi um dos primeiros alunos do projeto. Hoje, ele também leciona e toca profissionalmente em uma banda de forró.

Apoio
"Sempre foi meu sonho aprender a tocar algum instrumento. Graças à Escola de Música do maestro Expedido, eu hoje toco 13 instrumentos musicais. Não fosse esse projeto, eu não teria aprendido nem a tocar violão", revelou o adolescente.

A jovem Ana Luiza, que participa do curso de violão da Escola, gravou um CD patrocinado pela associação de pais que apoia o projeto. A entidade é formada por cerca de 60 pessoas e se prepara para ajudar mais uma aluna. Nos próximos meses, Carol Santos vai entrar em estúdio para gravar os trabalhos que já produz.

"Para a pessoa se dedicar à música não é só tocar. É preciso gostar também. Eu valorizo demais a música. Acho que eu não seria nada sem a música", afirma a menina.

O maestro Expedido Rodrigues relembra que o começo das atividades foi difícil e que poucos jovens tinham condições financeiras para participar das aulas. "No início, só contava com seis alunos. Melhorou muito a partir da criação da associação e do investimento que o Município passou a realizar. Antes, quem era filho de associado pagava R$ 15 e quem não era pagava R$ 30", explicou.

O sucesso do projeto fez surgir a Orquestra de Violão e Flautas de Jardim, que realiza apresentações em eventos oficiais do município e em outras cidades da região. "Todos os acontecimentos alusivos ao município contam com apresentações da Orquestra, que é formada por 35 violonistas e dez flautistas. Todos os músicos são alunos da Escola de Música e Aprendizagem Prática, que é o projeto que nós desenvolvemos", informou Expedito Rodrigues.

Mais informações
Escola de Música de Jardim
Rua Jose Marrocos, 240
Centro
Jardim
Telefone: (88) 8113-0741

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Um comentário:

  1. Vi a matéria agora e estou encantada! Meu sonho implementar algo assim em minha cidade.
    Gostaria de saber se este projeto possui alguma forma de interação nas redes sociais. Grata! Parabéns pela divulgação e pela ideia !

    ResponderExcluir

AddThis