'Gordinha', jovem recebe apoio por participar de concurso de beleza

Solteira, com idade entre 14 e 20 anos, sem filhos. Ao ouvir o anúncio no rádio, a agricultora Cristina Borges Vöss, 34, não teve dúvida: a filha Vanessa, 14, preenchia todos os requisitos para se candidatar ao Garota Verão 2015, concurso de beleza realizado no Rio Grande do Sul.

A reação da menina, de início, não foi a mesma. "Ela disse: 'Não vou participar. Eu sou meio gordinha e, geralmente, [o concurso] é para pessoas altas, magras'", conta Cristina, que mesmo assim fez a inscrição da filha.

Com olhos azuis, 1,61 m de altura e 70 kg, Vanessa Braga não só desfilou de biquíni com mais dez garotas como arrancou aplausos do público em uma das seletivas na sua cidade, Canguçu (a 272 km de Porto Alegre).

A história de Vanessa remete à personagem Olive, do filme "Pequena Miss Sunshine", que ganhou duas estatuetas do Oscar em 2007.

Longe dos padrões estéticos convencionais, Olive viaja com a família para participar de um concurso.

A gaúcha Vanessa não venceu o desfile de Canguçu, mas ganhou a internet. No mundo virtual do Facebook, ela foi "a eleita" do público.

A imagem angariou 12 mil "curtidas" e 1.400 comentários, a maioria de apoio.

Na lateral de uma piscina que serviu de passarela, Vanessa destoou das outras jovens: era a única com cabelo preso em rabo de cavalo. E, confiante, arriscou até um fio dental no biquíni verde.

A segurança veio do público. "Estava com vergonha, mas começaram a me aplaudir, a dizer: 'Vai, você consegue!", 'Você é muito bonita', e então eu desfilei."

Um ano atrás, a menina perdeu cinco quilos num regime. Mas não gostou do resultado e "quis voltar a ser a Vanessa de verdade".

A repercussão rendeu reportagens de jornais e sites, das quais Vanessa só ouviu falar. Sem internet em casa, a filha de agricultores não tem Facebook.

Mas, ao contrário da vitoriosa em Canguçu, Vanessa voou longe. Literalmente: na tarde desta terça (27), acompanhada da mãe, pegou um avião para participar de um programa de TV no Rio.

Para quem a elegeu vencedora, a garota de 14 anos deixa a lição que aprendeu na passarela: "Acho que a gente não deve ter vergonha do nosso corpo".

Fonte: Folha.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis