Crato (CE): Procelc é o primeiro projeto de inclusão do interior a ser contemplado com verba do BNB

Os estados do Ceará, Paraíba e Minas Gerais serão contemplados com R$ 606,7 mil do Banco do Nordeste destinados a quatro projetos esportivos, selecionados por meio da Lei de incentivo ao Esporte (nº 11.438/06) e aprovados pelo Ministério dos Esportes.

Os recursos serão investidos, por meio de incentivo fiscal, em atividades a serem desenvolvidas nas cidades de Crato (CE), João Pessoa (PB), Diamantina (MG) e Itamarandiba (MG), além de municípios vizinhos. As iniciativas envolvem público-alvo jovem de baixa renda, caráter social inclusivo e grau de relevância para a localidade, e têm como objetivo auxiliar no processo de formação cidadã, com foco nos conceitos de participação, integração e lazer.

"O apoio do Banco do Nordeste, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, é uma forma das empresas viabilizarem iniciativas de projetos esportivos e sociais validados, sem necessidade de comprometer recursos financeiros adicionais, já que envolve renúncia fiscal do Governo Federal", explicou o superintendente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) do Banco do Nordeste, Fran Bezerra.

No Cariri
Flávio Batista, diretor-executivo da
Sociedade Pró-Amiga Cariri
No estado, a iniciativa selecionada pelo banco foi o "Projeto Cultura, Esporte e Lazer de Crato", na região do Cariri, que atua na democratização do acesso às práticas esportivas, ampliando a jornada de atividades disponíveis na região. De acordo com o diretor-executivo da Sociedade Pró-Amiga Cariri, Flávio Batista, o projeto vai funcionar no bairro Seminário, o mais populoso do Crato, e deve atender cerca de 100 alunos de nove a 17 anos, com modalidades esportivas como futsal, futebol de campo, além de atividades educacionais complementares. "Temos como meta geral atender todos os públicos, sem restrições, mas, pela proposta do projeto, priorizaremos os alunos de risco e de vulnerabilidade", explica. A equipe será formada por um coordenador geral, um secretário, um coordenador pedagógico e dois professores graduados em Educação Física.

O PROCELC será o primeiro projeto do interior do Ceará realizado através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. "O BNB investiu bem neste projeto e atingiremos metas sociais relevantes para o público geral e a comunidade, como a geração do emprego, renda e inclusão social", diz Flávio.

Os outros projetos apoiados pelo BNB são o "Natação Cidadã: levando a natação do litoral ao sertão", da Paraíba; e "Esporte Escolar Mini Atletismo Vale do Jequitinhonha" e "Esporte e Educação, um Pacto Cidadão", de Minas Gerais.

Fonte: Brasil 247



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis