UFCA recebe Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Regional Sustentável‏

A Universidade Federal do Cariri oferecerá a partir de 2015 seu primeiro curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Desenvolvimento Regional Sustentável no Semiárido. A Universidade de Brasília (UnB) será a instituição promotora através do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), ao disponibilizar professores do curso e programa disciplinar.

Para a primeira turma, são ofertadas 15 vagas, selecionadas entre os professores efetivos da Universidade Federal do Cariri, uma vez que o objetivo do Dinter é possibilitar que o corpo docente possa qualificar-se sem a necessidade de deslocar-se da região em que vive.

Até 2018, a previsão é de que a Universidade Federal do Cariri tenha novos 15 doutores, dois pós-doutores e 30 alunos pelo Programa de Iniciação Científica. As linhas de pesquisa desenvolvidas se concentrarão em Políticas Públicas, Cultura e Sustentabilidade; Tecnologia, Consumo e Sustentabilidade; Território, Meio Ambiente e Sociedade. O edital de seleção será divulgado no início do próximo semestre.

O Doutorado Interinstitucional é uma maneira de viabilizar a formação de doutores em regiões que se encontram fora dos centros consolidados de pesquisa. São ministrados por Programas de Pós-Graduação das IES avaliados com nota igual ou superior a cinco, reconhecidos pelo CNE/MEC.

Os projetos de DINTER são submetidos à avaliação da CAPES e focam um único grupo de alunos de doutorado acadêmico. São realizados no espaço físico da instituição receptora beneficiada pelo projeto. As atividades de ensino e pesquisa têm o mesmo nível de qualidade do Programa de Pós-Graduação.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis