Como cachorros entendem o que sentimos?

Quando ouve a voz de um amigo, você imediatamente o imagina, mesmo que não possa vê-lo. E pelo tom de voz, você consegue avaliar se ele está feliz ou triste. Podemos fazer tudo isso porque o cérebro humano tem uma área especializada, responsável pelo reconhecimento de voz. Agora, depois de fazer experiências com ressonância magnética e um grupo de cães, cientistas chegaram à conclusão de que o melhor amigo do homem também possui essa área.

A descoberta, explicou a Science, ajuda a entender como os cachorros parecem tão sintonizados com os sentimentos de seus donos. "É absolutamente brilhante, uma pesquisa inovadora", diz Pascal Belin, neurocientista da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, que fazia parte da equipe que identificou as áreas de voz no cérebro humano em 2000.

"Eles fizeram o primeiro estudo comparativo, utilizando não humanos, do processamento cerebral de vozes, e eles fizeram isso com uma técnica não invasiva, treinando cães para deixarem em um scanner", celebra Belin.

Os cientistas por trás da descoberta já tinham mostrado que o ser humano pode facilmente distinguir latidos alegres de tristes de cães. "Os cães e os seres humanos compartilham um ambiente social semelhante", diz Attila Andics, neurocientista de um grupo de pesquisa da Academia Húngara de Ciências da Universidade Eötvös Loránd, de Budapeste, e principal autor do novo estudo. "Então, nós nos perguntamos se os cães também obter alguma informação social de vozes humanas."

Para descobrir, Andics e seus colegas decidiram fazer a varredura do cérebro canino para ver como ele processa diferentes tipos de sons, incluindo vozes, latidos e barulhos naturais. Em nós, seres humanos, a área de voz é ativada quando ouvimos os outros falar.

Então, a equipe treinou 11 cães a ficarem parados em um scanner de ressonância magnética, enquanto usavam fones de ouvido. O scanner capturou imagens da atividade cerebral dos cães enquanto eles ouviram a cerca de 200 cães e sons humanos, incluindo lamentações, choro e risadas. Os cientistas também examinaram os cérebros de 22 indivíduos humanos que ouviram o mesmo conjunto de sons. Ambos os cães e humanos ficaram acordados durante as varreduras.

As imagens revelaram que os cérebros dos cães têm, de fato, áreas de voz e que eles processam vozes da mesma forma que os cérebros humanos. E por essas áreas de voz estarem em locais semelhantes aos dos humano. "Isso mostra que cães e os seres humanos têm mecanismos cerebrais semelhantes para processar o significado social do som", diz Andics.

Mas existem diferenças, claro. Os pesquisadores descobriram que, em cães, 48% de suas regiões cerebrais auditivos respondem mais fortemente a sons ambientais, como o motor de um carro, do que as vozes. Nos seres humanos, em contrapartida, apenas 3% de suas regiões do cérebro sensíveis ao som acendeu mais para os sons nonvocal.

O estudo "nos confronta com a percepção de que o nosso maravilhoso cérebro é em, muitos aspectos, um produto de nosso passado evolutivo distante.", diz John Marzluff, um biólogo da Universidade de Washington, Seattle.

Fonte: Galileu



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis