Cidades do Interior se enchem de brilho para comemorações natalinas

Nesta época do ano, o sertão cearense se enche de brilho, alegria e muitas luzes. O sertanejo comemora o nascimento do Menino Deus e o palco principal das festividades são as pracinhas no entorno das igrejas matrizes, espaço de celebrações religiosas, apresentações culturais e de promoção de eventos natalinos. Apesar das dificuldades financeiras que atingem as Prefeituras, muitas cidades mantêm decorações e instalações temáticas.

A cidade de Tauá, na região dos Inhamuns, se preparou com afinco para as festas natalinas. Há uma programação de shows, apresentações culturais e artísticas com cantores de renome nacional. A ornamentação dos logradouros desperta a atenção de moradores e visitantes. A população aplaude intensamente. Com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Arte, a secretaria de Cultura e Turismo do Município implantou o projeto Tauá Natal de Luz, com decoração instalada em praças: Capitão Citó, da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, Dr. Alberto Feitosa Lima, Fundação Bernardo Feitosa, no entorno do Museu Regional dos Inhamuns.

O secretário de Cultura, professor Radi Rocha, disse que a cidade de Tauá vivencia um clima de alegria, cor e magia. "A população ocupa as praças e se sente feliz com as os melhoramentos que valorizam a comunidade", destacou. "A decoração é atração para encher os olhos e emocionar corações". O centro comercial da Cidade ganhou duas novas áreas de lazer, com espaço para prática de atividades, fonte luminosa e arborização com muitas árvores nativas.

No Sertão Central, embora com ornamentações simples, a maioria das cidades já decorou suas praças para anunciar as festividades de fim de ano. Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Solonópole e Pedra Branca são alguns exemplos. Aliadas aos presépios, Papais Noéis, corais e bandinhas, milhares de lâmpadas coloridas, agora com a tecnologia LED, iluminam as praças e são atrações noturnas dessas cidades. A programação segue até o Dia de Reis, 6 de janeiro.

A cidade de Pedra Branca ornamentou suas principais praças com mais de 50 mil micro pontos de iluminação, que despertam a atenção de quem passa à noite pela cidade. Além dos caules das árvores e de estrelas reluzentes penduradas nos galhos, o Papai Noel recebe as crianças nas noites dos fins de semana. Um coral especial e a Banda Municipal acompanham o Bom Velhinho.

Em Quixadá, dessa vez, além da Praça José de Barros, principal ponto de encontro da Cidade, outras praças também foram enfeitadas com temas natalinos. No ano anterior, a Prefeitura havia recebido criticas em razão da demora da ornamentação e da simplicidade do projeto. A resposta veio este ano com decorações em quatro praças.

Além dos enfeites, a apresentação da Cantata de Natal, neste fim de semana, ampliou o clima dos festejos de fim de ano para Quixadá. No total, 12 grupos, incluindo autos natalinos, reisados e pastoris se apresentaram no Centro Cultural Rachel de Queiroz. Além de Quixadá, havia grupos de Canindé, Senador Pompeu, Ocara e Russas. "O objetivo é fortalecer a cultura e as tradições natalinas do sertão", disse a idealizadora, Iris Freitas.

Na região do Cariri cearense, o clima natalino invade as ruas e praças, residências e instituições que são ornamentadas com criatividade e muita luz. Neste ano, o uso de material reciclado e ideias inspiradas na fraternidade chamam a atenção do consumidor nos espaços de compras e entretenimento.

Na cidade de Crato, a ornamentação das praças e a instalação de presépios e da Casa do Papai Noel atraem moradores, visitantes e seguem a temática do Natal do Belo Amor. Houve ampliação dos espaços decorados. O presépio gigante, com os personagens da Família Sagrada, dos três reis magos e de animais, foi instalado nas proximidades do Cruzeiro. Na praça Siqueira Campos, foi montada a casinha do Papai Noel. "O espaço se tornou um dos pontos mais visitados durante a época natalina na região", diz a coordenadora do projeto, Jô Garcia.

O primeiro presépio gigante a ser montado na cidade contou com personagens de até quatro metros de altura. A proposta é o resgate e o fortalecimento do nascimento de Jesus, personagem principal das comemorações. Na Praça da Sé, foi montada uma ornamentação que inspira a fraternidade. Uma bola de dois metros de diâmetro, dourada, se torna um imenso ponto de luz cercado de anjos iluminados.

Na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul, a Prefeitura limitou-se a decorar a Praça da Matriz. O tradicional Iguatu Natal de Luz com desfiles e instalações temáticas, como a Casa do Papai Noel, não ocorreu.

Limitação
Em Sobral, na região Norte, diferentemente de anos anteriores, a programação está limitada. Aberta no dia 19 de novembro, com o tema "Natal de Paz", a Casa do Papai Noel fica no antigo Casarão Chagas Barreto, ao lado do Teatro São João. Desde a criação, em 2007, a Casa já foi visitada, por mais de 250 mil pessoas e arrecadou cerca de 90 mil quilos de alimentos, doados a instituições sócio-assistenciais do Município.

É nela também que se concentra toda a decoração natalina das vias públicas da Cidade, o que levou a população sobralense a se manifestar, usado as redes sociais para reclamar sobre a falta de decoração de Natal no restante do Município. Com enfeites esporádicos reutilizados há quatro anos, estudantes, funcionários públicos e até aposentados estão desgostosos.

HONÓRIO BARBOSA
COLABORADOR/SUCURSAIS

FOTO: SAMUEL PINHEIRO/BLOG CARIRI

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis