Chuva de granizo assusta moradores de cinco Estados do Nordeste

Cinco Estados do Nordeste registraram chuva de granizo na tarde e na noite desta terça-feira (30). O fenômeno incomum na região assustou moradores da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Piauí e de Pernambuco.

A chuva de granizo ocorreu em três cidades do Sertão da Paraíba: Tavares, Itaporanga e Piancó. No Rio Grande do Norte choveu granizo em São João do Sabugi, Jardim do Seridó e Parelhas, região do Seridó (semiárido). No Ceará, o fenômeno foi registrado em Acopiara, Iguatu, Ipueiras, Tamboril e Umari, no centro-sul do Estado. No Piauí, a chuva de granizo atingiu Picos e Oeiras, região sul do Estado.

A chuva de granizo veio acompanhada de ventos fortes, que acabaram destruindo telhados e derrubando árvores. Em Picos (a 314km de Teresina) uma caixa d'água chegou a ser arrastada de uma rua para outra. Não há registro de feridos.

O meteorologista Alexandre Magno, da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba), explicou que a formação de granizo ocorre por fatores de contraste no clima quente e frio em nuvens de cúmulo-nimbo (que se desenvolvem verticalmente).

"A nuvem se forma rapidamente e o vento forte faz os cristais de gelo se desprenderem antes de se dissolverem", explicou Magno.

O meteorologista Gilmar Bristot, da Emparn (Empresa Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), destacou que não é comum no Nordeste a formação de granizo devido à temperatura alta, mas o fato de ocorrer ventos fortes no período desenvolveu o fenômeno.

"Na região de São João do Sabugi existem vales e neles há corredores de ventos. O clima quente e os ventos fortes geraram um ambiente propício para desenvolver a precipitação de granizo", afirmou.

Segundo a Aesa, esta é a segunda vez que chove granizo neste ano na Paraíba. O primeiro registro ocorreu em abril.

Já a Emparn informou que a última ocorrência de granizo no Rio Grande do Norte havia ocorrido em maio de 2013.

A Fuceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) não informou se o fenômeno foi registrado no Ceará neste ano. Já no Piauí, a última chuva de granizo ocorreu no dia 24 no município de São Pedro do Piauí (a 117km de Teresina).

Moradores assustados
O fenômeno assustou moradores da região, que não é acostumada a ter formações de gelo nas chuvas.

A moradora do município de Tavares (a 407km de João Pessoa) Ana Flavia Ribeiro relatou que a chuva começou por volta das 17h30 (horário local) e durou cerca de 20 minutos. Segundo Ribeiro, os 20 minutos foram suficientes para deixar "todo mundo com medo".

"O barulho das pedras de gelo foi assustador. Parecia que iam derrubar o telhado", disse.

A jovem Crislaine Carvalho, que reside em Picos, contou que se assustou com a chuva de granizo ocorrida na noite desta terça-feira.

"Por favor, alguém que souber quem perdeu uma caixa d'água pode vir buscar aqui na frente da minha casa. A chuva está tão forte que arrancou a caixa d'água da casa de alguém", relatou.

"Nunca vi isso na minha vida. É o fim dos tempos chover gelo no nordeste. A chuva veio também com muito trovão e ficamos assustados", afirmou o morador de Iguatu (a 365km de Fortaleza) André Siqueira.

"Meu Deus que chuva é essa? Inacreditável que tem gelo caindo do céu em São João do Sabugi!!!", disse Edu Alexandre Silva, morador de São João do Sabugi (a 308km de Natal).

Fonte: UOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis